O Reino de Deus

Mudança de PensamentoTextos: Mt 13.31-33, 44-46

Introdução
– Você colocaria sua fé em um homem cuja mensagem foi rejeitada, e cujo amor foi desprezado, que foi condenado como criminoso e recebeu uma sentença de pena de morte?
– A imagem do garotinho em algum país islâmico que teve o seu braço colocado debaixo do pneu de um carro por ter roubado um pedaço de pão!
– Jesus instituiu a igreja para ser uma sociedade alternativa que espalhe o seu reino a todas as nações, para que este tipo barbárie não mais ocorra. O que é, ou qual é este reino de Deus que fomos chamados a espalhar?

I.) Os judeus esperavam um reino (e um Messias) visível, político, militar
– Zelotes
– O povo querendo fazê-lo rei – Jo 6.15

II.) Jesus falava acerca de um tipo de reino estranhamente diferente
– Grão de mostarda – Mt 13.31-32
– Comerciante de pérolas – Mt 13.45-46
– O Reino de Deus não pede uma revolução violenta.
– Jesus proclama uma mensagem de duas pontas: para os opressores, tinha palavras de advertência e julgamento; para os oprimidos, tinha uma mensagem de conforto e consolo (Bem- aventuranças – Mt 5).
– As pessoas com quem Jesus andava ou a quem ministrava (não tinha distinção de raça, posição social, capacidade intelectual) – prostitutas, cobradores de impostos, leprosos, doentes, pobres, ladrão, mulher samaritana, Nicodemos, centurião romano.
– Quando o reino de Deus (a igreja é a legítima representante do reino de Deus na terra) faz alianças com os reinos deste mundo (as estruturas de poder deste mundo) as coisas não andam bem, perde-se o foco.
– As metáforas de Jesus sobre o reino descrevem uma espécie de “força secreta” que trabalha de dentro para fora: ovelhas entre lobos, a semente de mostarda, o fermento na massa do pão, o sal no alimento.
– Jesus perante Pilatos – Jo 18.36; Jesus interrogado pelos fariseus – Lc 17.20
– Temos uma espécie de dupla cidadania. A lealdade ao reino de Deus às vezes significa entrar em choque com o reino deste mundo – Ex. igreja primitiva, igreja na China.

III.) O Reino de Deus vem em estágios
– É “agora, já” e também “ainda não”, presente e também futuro. “O reino de Deus está próximo” ou “dentro de vós”. Outra ocasiões “Venha o teu reino…”
– Ver textos de At 1.6, 11; Fp 2.10,11.
– O Reino de Deus aparecerá em toda a sua plenitude somente na segunda vinda de Cristo, quando então não será mais apenas um reino invisível, mas um reino visível.
– “O Reino de Deus crescerá na terra quando a igreja criar uma sociedade alternativa, demonstrando o que o mundo não é, mas um dia será […] Uma sociedade que recebe pessoas de todas as raças e de todas as classes sociais, que se caracteriza pelo amor e não pela polarização, que se interessa mais pelos seus membros mais fracos, que defende a justiça e o direito num mundo apaixonado pelo egoísmo e pela decadência, uma sociedade na qual os membros competem pelo privilégio de servir uns aos outros […] Nós, na igreja, os sucessores de Jesus, fomos deixados com a tarefa de apresentar os sinais do reino de Deus” (Philip Yancey).

Conclusão
– Rm 14.15-17 – Temos que dar verdadeira ênfase ao que é realmente o Reino de Deus e não perdermos tempo discutindo acerca do tamanho do cabelo, ou se devemos usar ou não desodorante e sabonete!
– Um dia, quando Cristo voltar não veremos mais injustiças do tipo das do garotinho que teve seu braço atropelado por um carro e outras. Mas enquanto Cristo não voltar, como O que fazer quando Deus parece ausente?discípulos de Cristo, temos o dever de viver os valores do Reino que Cristo nos ensinou, e procurar levar estes valores a todas as nações.

Pr. Ronaldo Guedes Beserra, baseado no cap 13 do livro “O Jesus que eu nunca conheci” de Philip Yancey

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Sermões Temáticos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O Reino de Deus

  1. Amém, seja louvado o nome do nosso SENHOR JESUS.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s