Permita que Deus endireite as tuas veredas

“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Pv 3.5,6).

maxresdefault (2)O texto acima termina com a seguinte frase: “… ele (o Senhor) endireitará as tuas veredas”. O que significa isso? O que quer dizer esta frase? Endireitar é tornar direito. Creio que podemos dizer que endireitar significa tornar direito algo que está torto ou tortuoso. Já a palavra “vereda” significa caminho. Portanto, a frase “… ele endireitará as tuas veredas”, significa que o Senhor vai estar tornando direitos e retos os nossos caminhos, os nossos passos. Creio que todos nós sempre temos áreas em nossas vidas que precisam ser alinhadas de acordo com a vontade de Deus para o nosso viver. Portanto, devemos permitir que Deus esteja endireitando as nossas veredas, dirigindo os nossos caminhos e guiando os nossos passos. Para que isso ocorra, todavia, existem algumas condições que nós devemos observar, e somente então, teremos os nossos caminhos dirigidos pelo Senhor. Quais são estas condições?
Em primeiro lugar, o texto diz “Confia no Senhor de todo o teu coração …”. A palavra hebraica traduzida por “confiar” tinha a idéia original de “ficar deitado, indefeso, com o rosto no chão”, ou seja, devemos sempre confiar e descansar no Senhor e no seu cuidado para conosco. Muitas pessoas colocam sua confiança no dinheiro, em riquezas, em pessoas, em líderes humanos, etc. No entanto, nossa confiança deve estar não em homens, pois “… maldito o homem que confia no homem …” (Jr 17.5), mas no Senhor, pois “… Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor …” (Jr 17.7; ver ainda Sl 37.5; 125.1; Is 26.3). Esta é a primeira condição para termos as nossas veredas endireitadas pelo Senhor! E observe ainda que esta confiança deve ser de todo o nosso coração, como diz o verso.
Em segundo lugar, o texto diz: “… não te estribes no teu próprio entendimento …”. A palavra hebraica traduzida por “estribar-se” significa “apoiar-se, depender de”. A frase, portanto, significa que não devemos nos apoiar no nosso próprio entendimento, nos nossos próprios pensamentos, nos nossos próprios palpites. Não devemos confiar nos homens como vimos anteriormente, mas também não devemos confiar em nós mesmos, achando que independentemente de Deus podemos dirigir as nossas vidas. Isto é uma estupidez! A Palavra de Deus nos diz: “O que confia no seu próprio coração é insensato …” (Pv 28.26). Deixemos a armadilha de confiarmos em nós mesmos, e então, Deus endireitará as nossas veredas!
Em terceiro lugar, o texto diz:”… reconhece-o em todos os teus caminhos …”. A palavra hebraica traduzida por “reconhecer” significa “saber, ter consciência de”. Em todos os nossos caminhos, em todos os nossos passos, devemos sempre reconhecer a soberania divina. Devemos reconhecer o Senhor, devemos ter consciência de que tudo o que temos, tudo o que somos, tudo o que tivermos e tudo o que viermos a ser provêm dEle, que é a fonte de todas as bênçãos (leia Dt 8.11-18).
Enfim, quando colocarmos de todo o nosso coração a nossa confiança no Senhor, não confiando em coisas, em homens, nem em nós mesmos e reconhecermos ao Senhor em todos os nossos caminhos, então, Ele endireitará as nossas veredas e nos guiará em todos os nossos passos e caminhos. Que Deus nos ajude!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Meditações e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para Permita que Deus endireite as tuas veredas

  1. gisele disse:

    Olá … agradeço a mensagem …!
    Sempre que possível quero recebê- la no meu e-mail.

  2. amanda disse:

    Olá … agradeço muito pela mensagem, super objetiva. Tirou minhas dúvidas e principalmente abriu minha mente em relação ao texto … Obrigado, que Deus os abençoe ainda mais!!
    Um abraço, Amanda Inês!!!

  3. aparecida disse:

    Obrigado … essas palavras acalmam meu coração, num mundo tão conturbado …

  4. Lucia disse:

    A PAZ DO SENHOR. ESTOU GRATA PELO CONTEÚDO DO TEXTO. O SENHOR ABENÇOE SEMPRE OS SERVOS DE DEUS, AMÉM.

  5. A paz do Senhor; obrigado pela definição deste texto.
    O mesmo abriu minha mente e meu coração; e que Deus nos abençõe cada dia mais, pois vivemos pela sua graça.

  6. Marcondes de Sousa disse:

    Obrigado por ajudar a confiar plenamente nas promessas divinas, e, assim, reconhecer nossa dependência em DEUS.

  7. Carlos Alberto Lopes disse:

    Bom dia, a paz do Senhor a todos; ótima mensagem! Gostaria de contribuir com a ampliação do entendimento de todos deixando mais uma associação a duas das palavras destacadas: “vereda” é a forma como você enxerga as coisas e “reconhece-o” dê a autoridade a Ele.
    Deus abençoe a todos.

  8. Eliete Sousa Oliveira disse:

    Deus continue abençoando com sabedoria para ensinar com clareza. Estou muito satisfeita.

  9. Cristina disse:

    Essa mensagem veio a calhar; sempre que for possível gostaria de receber essas mensagens divinas no meu e-mail. Deus abençoe.

  10. Cleide disse:

    Obrigada … que assim seja!! Eu confio em ti meu PAI!!!! Lindas palavras, precisava delas agora! Obrigada meu DEUS!

  11. OBRIGADO SENHOR, POR USAR O TEU SERVO HUMILDE COMPARTILHANDO DA TUA PALAVRA A UMA NAÇÃO DISTANTE, A AFRICA, AS ILHAS DO ATLÂNTICO.

  12. Alana Soares disse:

    Mensagem maravilhosa… Tirou minhas dúvidas, e absorvi muita coisa nessa mensagem… Que o Senhor continue te abençoando e lhe dando a cada dia sabedoria…

  13. Teka disse:

    Texto maravilhoso e reflexivo. Deus é fiel. Aprendendo mais de Deus. Aleluia!
    Deus nos abençoe.

  14. Teka disse:

    Benção dos céus! Aleluia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s