Tempos de apostasia: desafios e verdades – Série Elias (Mensagem 4)

Texto: 1 Rs 18.1-19

Introdução
– Contexto de pecado, rebeldia, idolatria e apostasia sob o reinado de Acabe e Jezabel.
– Elias anuncia o juízo de Deus: uma seca que durou três anos e meio se abateu sobre a nação de Israel.
– Deus sustentou o profeta Elias junto ao riacho de Querite, e depois em Sarepta através da vida de uma viúva.
– Deus usa a vida de Elias para ressuscitar o filho da viúva.
– Passam-se três anos e meio de seca, mas o rei e o povo (com exceção de um pequeno remanescente) continuam em apostasia diante de Deus.
– O texto bíblico em tela nos ensina alguns desafios e verdades para tempos de apostasia.

I.) Em tempos de apostasia, precisamos aprender a discernir e obedecer a voz de Deus – v. 1,2
– Elias havia aprendido a discernir a Palavra do Senhor enviada a Ele – v. 1
– Não apenas havia aprendido a discernir, mas também a obedecia – v. 2

II.) Em tempos de apostasia, é possível conservar a piedade mesmo em um ambiente completamente pagão – v. 3, 4, 7, 12c
– Obadias era mordomo do rei Acabe, mas não se contaminou naquela corte pagã.
– Ele temia muito a Deus (v. 3b, 12c); protegeu e alimentou cem profetas do Senhor (v. 4, 13); foi muito reverente ao encontrar o profeta Elias (v. 7).
– Cuidar e honrar os verdadeiros profetas de Deus é uma forma de demonstrar temor ao Senhor.
– “Quem, depois disto, pode dizer que lhe é impossível ter uma vida cristã no meio onde vive? Os lírios podem florescer na lama: Moisés na corte do Egito; Daniel na corte da Babilônia” (Scroggie), sem esquecer-se de José também na corte do Egito.
– José e Daniel também estiveram em cortes pagãs e também não se contaminaram. Portanto, é possível conservar a piedade mesmo em um ambiente completamente pagão.

III.) Em tempos de apostasia, Deus sempre conserva um remanescente fiel a Ele – v. 4
– Obadias; os cem que ele escondeu e dos quais cuidou; os sete mil (1 Rs 19.18).
– Temos feito parte deste remanescente fiel em nossos dias?

IV.) Em tempos de apostasia, os valores se invertem totalmente – v. 5,6
– Exemplo: a vida de animais passa a ter maior valor do que a vida de seres humanos. Acabe estava mais preocupado com a sobrevivência de seus muitos cavalos do que com a sobrevivência de seus súditos.
– “Sabemos, por fontes seculares, que Acabe deve ter possuído vários milhares de cavalos” (C. Ryrie).
– Não que a vida dos animais não seja importante. No entanto, a vida de um ser humano vale mais que a vida de um animal. Os seres humanos foram criados à imagem e semelhança de Deus, e não os animais.
– Artigo “Projeto Matar e o Projeto Tamar: o Aborto” no site da OAB-SP, de autoria de Cícero Harada – Procurador do Estado de SP; conselheiro e presidente da Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB SP: “Se alguém destruir algum desses ninhos ou apenas um único ovo de tartaruga, sim, unzinho só, comete crime contra a fauna, espécie de crime contra o meio ambiente (Lei nº 9.605/93). Já, na Câmara dos Deputados, tramita o importante Projeto de lei nº 1.135/91 que pretende legalizar o aborto do nascituro, em qualquer fase, até o nascimento. Sim, até o nascimento”.

V.) Em tempos de apostasia, mesmo as pessoas piedosas podem enfrentar um conflito entre a fidelidade e o receio – v. 8-16
– “Obadias já tinha arriscado sua vida ao esconder os profetas de Deus. Relatar a presença de Elias sem apresentá-lo a Acabe no estado de fúria em que se encontrava, podia, da mesma forma, custar-lhe a vida (v. 9, 14)” (NCB-AT).
– “Esta história relata um conflito entre fidelidade e o receio, um conflito em que todos nós estamos empenhados. Qual dos dois prevalecerá?” (Scroggie, citado por S. E. McNair).
– Queremos ser fiéis às missões confiadas pelo Senhor a nós, mas temos os nossos receios, os nossos medos, as nossas inseguranças. Quem não os tem, assim como Obadias aqui?
– Vençamos os nossos receios, escolhamos a fidelidade, e cumpramos a missão, com a ajuda de Deus!

VI.) Em tempos de apostasia, os verdadeiros responsáveis pelo caos querem culpar alguém, especialmente aqueles que buscam manter-se fiéis ao Senhor – v. 10, 17
– O v. 10 mostra a importância que o rei dava à procura de Elias, vendo nele a chave para o problema da seca.
– Acabe acusou Elias de ser o perturbador de Israel (v.17), quando ele e a esposa eram os verdadeiros responsáveis pelo caos na nação.
– Hoje, os progressistas, querem culpar Deus, a família tradicional, os valores judaico-cristãos como os responsáveis pelos problemas sociais que vivemos.
– Há muitos anos estão trabalhando firmemente para desconstruir a fé em Deus, o entendimento bíblico sobre a sexualidade, os valores revelados nas Escrituras.
– Estão fazendo a cabeça de muitos jovens, inclusive de famílias cristãs cujos pais não estão percebendo.
– Com a omissão da igreja, estes progressistas são os verdadeiros responsáveis pelo caos moral e espiritual, que termina afetando outras áreas da sociedade.

VII.) Em tempos de apostasia, os verdadeiros homens e mulheres de Deus devem se posicionar corajosamente contra os desvios de conduta da sociedade e contra os desvios doutrinários no seio do povo de Deus – v. 18
– Elias não falava para agradar aos homens, mas a Deus.
– Teve a coragem de denunciar cara a cara os pecados do rei e de seus antecessores.
– A igreja hoje deve ser uma voz profética a denunciar os pecados dos que estão investidos de autoridade, dos que estão abusando do poder para o seu benefício pessoal.
– A exemplo de Acabe naqueles dias, hoje muitos líderes cristãos e muitos crentes têm deixado o mandamento do Senhor e se entregado a algum tipo de idolatria.
– Elias manda reunir o povo e os profetas de Baal e do poste ídolo no Monte Carmelo para um confronto.
– A igreja não pode se omitir de confrontar os falsos profetas que tanto estrago têm feito no meio do povo de Deus. O NT contém muitos textos denunciando e confrontando os falsos mestres.
– A igreja não pode se omitir de se posicionar sobre questões como aborto, homossexualismo, ideologia de gênero, entre outras.
– Não se trata de um confronto de violência física, mas um confronto de ideias, no campo ideológico.

Pr Ronaldo Guedes Beserra – SP, 20.08.2020.

Ouça essa mensagem pelo YouTube em https://www.youtube.com/watch?v=NDoDQSoTbgQ&list=PLsjoeaXyI1DnnkHfnnH-06E71Xg6JoJXR&index=4

Siga o Pr Ronaldo no Instagram https://www.instagram.com/ronaldoguedesbeserra/

Visite o site do Pr Ronaldo em https://ronaldoguedesbeserra.com.br/

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Série Elias e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário