Características da Pessoa que Deus Usa – Série Gideão (Parte 2)

segredo da oraçãoTexto: Juízes 6.11-24

Introdução
> À primeira vista poder-se-ia dizer que Gideão era um homem medroso, incrédulo e murmurador, mas, Deus deve ter visto algo de bom nele para o escolher para tão grande tarefa. Por traz destes aparentes defeitos de Gideão, haviam virtudes ocultas que chamaram a atenção de Deus, a ponto de Deus o escolher para liderar os israelitas para se libertarem dos midianitas.
> Talvez as pessoas só enxerguem defeitos em você. Deus pode ver em você virtudes ocultas por traz destes aparentes defeitos e usá-lo para a Sua Glória.

Transição
> Características da pessoa que Deus usa para transformar pequenas possibilidades em grandes vitórias:

I.) A pessoa que Deus usa é aquela que não se conforma com a situação, mas tenta fazer algo para mudá-la – v. 11 b
> Mesmo que malhar o trigo no lagar demonstrasse um pouco de medo, todavia era uma tentativa de se fazer alguma coisa. Diante do quadro alguns já tinham desistido de lutar. Gideão, porém continuava tentando fazer algo, mesmo que fosse pouco.
> Equilíbrio: Temos que ter discernimento em relação ao que podemos fazer para mudar as situações, pois certas tentativas de mudanças, ao invés de melhorar terminam complicando mais as coisas.
> O que você tem feito para mudar a situação que o cerca? Ou você já se conformou com a situação?

II.) A pessoa que Deus usa é aquela que está sujeita a fraquezas como todas as outras – v. 13
> No v. 13 Gideão demonstrou um misto de lamentação, murmuração, questionamento e incredulidade. Mesmo assim Deus escolheu Gideão, pois Deus usa pessoas comuns, sujeitas às mesmas fraquezas como todas as outras.
> Ex. Elias (depressão). “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto” (Tg 5.17-18). Outro ex. João Batista (dúvida).

III.) A pessoa que Deus usa é aquela que está consciente de suas limitações: é aquela que sabe que por si mesmo nada pode fazer – v. 15
> Creio que o v. 15 demonstra a humildade de Gideão. Deus não usa os auto-suficientes, os arrogantes, os soberbos. Deus escolhe, recruta os humildes para realizar os seus planos.
> Vários textos falam sobre Deus dar graça aos humildes e resistir os soberbos: SI 138.6; 147.6; Ez 21.26; Tg 4.6; “… Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (1 Pe 5.5)
> Deus escolhe quase sempre, para a realização dos seus desígnios, aqueles que o mundo considera fracos e de pouca importância -1 Co 1.26-29,31.

IV.) A pessoa que Deus usa é aquela sobre a qual Deus investe em sua auto-estima – v. 12,14,16
> Gideão estava escondido, inseguro diante das circunstâncias; sua auto-estima estava abalada.
> Deus investe na auto-estima de Gideão chamando-o de “homem valente”, exaltando a força de Gideão e garantindo-lhe que Ele estava com Gideão.

Significados da Ressurreição de JesusV.) A pessoa que Deus usa é aquela que está sempre disposta a apresentar uma oferta ao Senhor – v. 18
> Muito mais que dinheiro, Deus quer que ofereçamos nossas vidas diante do seu altar. A atitude de Gideão parece demonstrar que ele era uma pessoa com o coração aberto para Deus.
> Deus aceitou a oferta de Gideão – v. 19-21.

VI.) A pessoa que Deus usa é aquela que demonstra temor de Deus – v. 22
> Quando percebeu que era mesmo Deus quem lhe desafiava, Gideão ficou perplexo. Sua reação demonstrou temor e reverência ao Senhor.
> O temor do Senhor é o princípio da sabedoria – Pv 1.7
> Ler os vs. 23-24 e comentar.

Conclusão
> Deus não perdia tempo em responder aos pretextos de Gideão para não aceitar a missão. Ao invés disso Deus reafirmava que estava com ele e lhe daria vitória. Não sejamos incrédulos, creiamos que Deus está conosco. Incredulidade é o pecado de não confiar no caráter reto de Deus.

Pr. Ronaldo Guedes Beserra – SP, 04.02.2004

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Série sobre Gideão, Esboços de Sermões - Sermões Expositivos e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s