Espiritualidade Desenvolvida Através do Louvor e da Adoração

F2_1_~1Texto: Salmo 95.1-7a

Introdução
> O que é desenvolver a espiritualidade? Em linhas gerais, penso que é o seguinte:
– É buscar o Conhecimento de Deus, e o conhecimento da maneira de Deus agir e dirigir as nossas vidas;
– É o desenvolvimento da vida espiritual em detrimento da vida carnal;
– É buscar uma vida, ou um estilo de vida que agrade a Deus;
– É buscar conhecer a Sua Palavra e aplicá-la em cada circunstância das nossas vidas
> O que é Louvor e Adoração?
– É a nossa exaltação dirigida a Deus, glorificando-o por aquilo que Ele é, por nos ter salvado, redimido, e por tudo o que tem feito e pelo que ainda haverá de fazer. Esta atitude deve ser observada “em Espírito e em Verdade”, ou seja, de todo o coração, não mecanicamente, algo que procede com intensidade, com sinceridade do mais profundo da nossa alma e não apenas de boca para fora.
– Creio que uma vida de louvor e adoração a Deus, não consiste apenas em um período de louvor que observamos em nossos cultos semanais nos templos.
– O período de louvor e adoração nos templos deve ser o clímax, deve ser a extensão de uma vida que glorifica a Deus em todas as áreas da existência humana,
– Será que louvor e adoração a Deus podem ser expressos somente através de cânticos ou de algumas expressões de exaltação que lhe prestamos em nossos períodos de oração? Não!

Transição
(A.T.) “Louvor e Adoração a Deus não lhe são expressos somente através de cânticos ou de expressões de glorificação que observamos em nossos momentos de oração”
(S.T.) “Quero compartilhar ALGUMAS FORMAS PRÁTICAS de louvor e adoração a Deus, que se devidamente observadas, contribuirão para o desenvolvimento de nossa espiritualidade”

I.) Vida Devocional Disciplinada
– Creio que agrada muito a Deus ver um filho buscando-o devocionalmente, diariamente
– Jo 4.23-24, nos diz que Deus procura os verdadeiros adoradores que o adorem em Espírito e em Verdade. Se procura é porque não são fáceis de serem encontrados.
– Período a sós com Deus de oração (colocando o seu dia diante do Senhor), leitura e meditação da Palavra, sistematicamente.
– Ex. de Davi no Salmo 5.3 : “Pela manhã, ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã, me apresentarei a ti, e vigiarei” (ARC).
– Você não tem tempo? E o que dizer de Suzana Wesley. Era mãe de 19 filhos, entre os quais João e Carlos Wesley, esposa de pastor, e cheia de serviços domésticos, mas mesmo entre tantos afazeres passava uma hora de madrugada e outra à noite, orando e meditando sobre as Escrituras. Resultado: Dois de seus filhos figuram entre os maiores evangelistas de todos os tempos ! Lembre-se: “Quem não tem tempo para Deus, vive perdendo tempo”!
– Aplicação: Como está sua vida devocional?

II.) Vida de Testemunho Pessoal
– Não só o testemunho referente à evangelização pessoal, mas principalmente atitudes que demonstrem um bom testemunho diante dos homens
– É fácil fechar os olhos, levantar as mãos, abrir a boca e cantar: “Senhor, eu te amo, eu te adoro, etc …”. Mas este louvor deve ser acompanhado de uma vida de bom testemunho, caso contrário, não tem nenhum valor diante de Deus.
– Cristãos que não têm vida com Deus, maus maridos ou esposas, maus pais ou mães, péssimos e desobedientes filhos, péssimos funcionários, insubmissos na igreja a pastores e líderes, caloteiros, maus pagadores, briguentos … como uma pessoa com tal retrospecto pode adorar a Deus?
– Gl 5.22 – Os aspectos do fruto do Espírito como uma expressão prática de louvor a Deus.
– Mt 5.16: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.
– Aplicação: Como está o seu testemunho pessoal? Como está sua vida com Deus? Como está sua vida familiar? Pode-se ver Cristo em sua família? Você tem sido submisso às autoridades superiores a você? Você tem glorificado a Deus com as suas finanças? Ou seu nome está no SPC, não por você de repente ter ficado desempregado, mas por negligência mesmo?

alegria-1III.) Vida de Obediência
– Obediência à Palavra de Deus e à vontade de Deus.
– Davi é um dos maiores exemplos de adorador. A Bíblia diz que era “um homem segundo o coração de Deus”. Mas como Deus poderia aceitar os sacrifícios dele em meio àquela fase em que desobedeceu à Palavra de Deus, adulterando e cometendo homicídio?
– Como alguém pode se considerar um adorador se não obedece ao Senhor e à Palavra?
– Oseias 6.6 : “Pois misericórdia quero e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos”
– 1 Samuel 15.22 : “Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros”
– Quem instituiu o culto, os holocaustos, os sacrifícios, porventura não foi o Senhor?
– Sim, mas estes atos não têm nenhum valor diante de Deus se não forem acompanhados de Obediência.
– Quem instituiu o louvor congregacional, os períodos de louvor em nossos cultos, e até mesmo as equipes de louvor, porventura não foi o Senhor?
– Sim, mas nada disso tem valor diante dEle, se não acompanhado de Obediência!
– Ou seja, a forma de Louvor e Adoração que Deus quer, antes de cânticos ou palavras vazias é a Obediência !
– Aplicação: Como está sua vida de obediência diante do Senhor?

IV.) Vida de Santidade
– Significa Separação, Consagração para Deus e para Sua obra.
– “O pecado está do outro lado da rua”, dizia um pregador do passado. Hoje, está dentro dos nossos lares!
– Hoje, o pecado está do mesmo lado da rua, está dentro de casa, está logo aí, na sala.
– Apelo à sensualidade e ao pecado hoje é maior do que em qualquer outra época
– Principalmente para os homens hoje em dia não está fácil. Outdoors em avenidas e em traseiras de ônibus! Temos que dirigir clamando pelo “Sangue de Jesus”!
– BBB, Casa Artistas, Mini-séries, novelas, filmes (violência, sensualidade), programas de auditório (Faustão, Gugu) cheios de erotismo, depois no culto no período de louvor: “Ao Rei dos reis consagro tudo o que sou …” ?!
– Permitimos que em nosso lares e mentes entre toda sorte de lixo e depois queremos crescer em nossa espiritualidade? Crescer em nossa vida de adoração a Deus?
– Tiago 4.4 : “Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.
– Ler também 1 João 2.15-17.
– Aplicação: Como é que está sua vida de santidade, irmão ?

Conclusão
– Se não observarmos essas formas práticas de louvor e adoração, o nosso cântico nos cultos semanais e nossas expressões de louvor em nossas orações serão um sacrifício vazio.
– Se seriamente observarmos UMA VIDA DEVOCIONAL DISCIPLINADA, UMA VIDA DE TESTEMUNHO PESSOAL, UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA E UMA VIDA DE SANTIDADE, então certamente estas Formas Práticas de Louvor e Adoração ao Senhor serão meios através dos quais nossa Espiritualidade será Abençoadamente Desenvolvida !

SP, 11.02.2003 – Pr. Ronaldo Guedes Beserra

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Sermões Temáticos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Espiritualidade Desenvolvida Através do Louvor e da Adoração

  1. Belas palavras, nos encorajam e guiam-nos na nossa caminhada; obrigado Jesus, és o guia e buzula nas nossas vidas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s