Preservando o que se Conquistou – Série Neemias (Parte 12)

definir-manter-direcao-lider.jpgTexto: Neemias 13.4-29; ler inicialmente o v. 14

Introdução
> Taça conquistada pela seleção brasileira de futebol após a conquista do tri-campeonato mundial e que depois foi roubada e possivelmente derretida (ou seja, foi conquistada, mas não mantida).
> Em uma corrida, após se conseguir o primeiro lugar, pode ser muito difícil mantê-lo!
> Em função da ausência de Neemias em Jerusalém (v. 6), as várias conquistas obtidas sob sua liderança estavam grandemente ameaçadas. Neemias precisou voltar a Jerusalém e corrigir os rumos que se estavam tomando para que o que havia sido conquistado fosse preservado!
> O que você já conquistou em sua vida? O que deseja conquistar? Tem conseguido manter o que já conquistou? Já pensou que quando conquistar o que deseja, deverá posteriormente lutar para manter sua conquista?

Transição
> Após alcançarmos nossos alvos, nosso maior desafio é preservar o que foi conquistado.
> O texto nos mostra algumas posturas que devemos tomar para preservar aquilo que já conquistamos

I.) Não fazer concessões em relação ao mal – v. 4-9
> Eliasibe agiu de forma muito errada: além de permitir que sua família se aparentasse com a de Tobias (que foi um dos maiores opositores na reconstrução dos muros), ainda permitiu a Tobias morar em uma câmara do próprio Templo!
> Observar a atitude firme e correta de Neemias – v. 7-9
> Não podemos tolerar o mal, nem negociar ou fazer alianças com o inimigo
> Com o inimigo não se negocia. Ex. Moisés em seu contato com Faraó quando da saída do povo de Deus do Egito-Ver Ex 10.24-26.
> Você tem feito concessões? Tem sido firme no trato com a tolerância do mal?

II.) Não menosprezar as coisas espirituais – v. 10-14
> Como conseqüência de Tobias ter ocupado as câmaras onde se depositavam os dízimos do povo, este deixou de contribuir. Conseqüentemente os levitas e sacerdotes que dependiam destes recursos tiveram que voltar a trabalhar “secularmente” e o culto ao Senhor foi prejudicado. O povo deixara de ter instrução espiritual!
> Desamparar a Casa de Deus era como menosprezar as coisas espirituais.
> Será que temos nos ocupado tanto com outras coisas a ponto de negligenciar e não dar o devido valor às coisas espirituais?

III.) Não relativizar a Palavra de Deus – v. 15-22
> Neemias demonstrou grande zelo pela Palavra de Deus. Ele não negociava a Palavra de Deus. Era firme em suas convicções.
> A Palavra de Deus é algo absoluto e não relativo. Devemos obedecer a Palavra sem questionar, sem negociar, sem relativizar!

IV.) Não aceitar o julgo desigual – v. 23-29
> Veja as conseqüências do casamento misto: os filhos não estavam aprendendo a língua judaica e conseqüentemente não estava aprendendo as tradições e a Palavra do Senhor! Eram educados segundo os costumes e padrões das nações pagãs. Isso se repete hoje para aqueles que se envolvem em casamentos mistos!
> Ver 2 Co 6.14-18

Conclusão
> Se quisermos manter aquilo que Deus nos deu a oportunidade de conquistar seja em que esfera for, devemos seguir os pontos acima, ou seja, não fazer concessões em relação ao mal, não menosprezar as coisas espirituais, não relativizar a Palavra de Deus e jamais aceitar o julgo desigual!

SP, 24 de Abril de 2008 Pr. Ronaldo Guedes Beserra

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Série Neemias, Esboços de Sermões - Sermões Expositivos, Liderança e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s