Auto-estima

estana05O QUE É AUTO-ESTIMA?

O auto-conceito e a auto-imagem referem-se à ideia que fazemos de nós mesmos. Incluem os pensamentos, atitudes e sentimentos que temos a respeito de nós mesmos.

A auto-estima refere-se à avaliação que um indivíduo faz de seu valor, competência e significado. Enquanto a auto-imagem e o auto-conceito envolvem uma auto-descrição, a auto-estima envolve uma auto-avaliação.

A auto-estima é a busca de um sentido de autovalor, autoconfiança e auto-fortalecimento, para entrar numa relação de amor com os outros e com o mundo.

A falta de amor por si mesmo é uma coisa séria e prejudicial. Devemos amar o nosso próximo COMO A NÓS MESMOS (Mt 22:39; Mc 12:31). O referencial do amor ao próximo está no amor que temos para conosco. A qualidade do amor que temos para conosco mesmos dará a medida e a qualidade do nosso amor para com o próximo.

Quando eu não gosto de mim, é muito difícil louvar a Deus, orar e aprofundar minha espiritualidade. Quando eu gosto de mim, é muito mais fácil aprofundar a minha relação com Deus. Quando eu não gosto de mim, minha tendência é expressar essa frustração e falta de satisfação com meu próximo. Quando eu gosto de mim, minha tendência é compartilhar essa paz, segurança e satisfação com meu próximo.

O QUE GERA A AUSÊNCIA DA AUTO-ESTIMA?

> Rejeição quando no ventre materno, na infância ou na adolescência (a infância é um período demasiado importante na formação da auto-estima).
> Pais que dilaceram a imagem que os filhos têm de si mesmos (Ef 6.4)
> Comparação feita por outros ou por nós mesmos
> Expectativas pouco realistas
> Aparência, a cor, estatura, etc, podem ser responsáveis pela aceitação ou não da auto-imagem
> Influências da sociedade (meios de comunicação). O valor da pessoa depende de sua inteligência, atração física (aparência), educação, dinheiro, poder e realizações
> Determinadas pessoas não reconhecerem nunca o nosso valor ou esforço
> Falta de conhecimento adequado da Palavra de Deus
> Pecado que gera culpa, o que contribui para destruir nossa auto-estima (Hb 12.1)

COMO SER CURADO DA BAIXA AUTO-ESTIMA?

> Devemos nos apropriar do que a Bíblia ensina sobre o valor humano:
– Somos criados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26-28)
– Temos capacidade intelectual e de comunicação
– Temos liberdade para fazer escolhas
– Conhecimento do que é certo ou errado
– Deus deu Jesus por amor a nós; Ele nos ama (Jo 3.16); Jesus veio para nos dar vida abundante (Jo 10.10).
– Deus envia anjos para nos guardar e o Espírito Santo para nos guiar (Sl 34.7; Jo 14.16,17,26).
– Temos as Escrituras para nos ensinar (2 Tm 3.16,17).
– Somos eleitos por Deus desde antes da fundação do mundo (Ef 1.3)
– Se confiarmos em Deus, passaremos a eternidade com Ele no céu
> Devemos fazer uma auto-avaliação realista
> Devemos evitar as influências destrutivas (pecado, incapacidade de perdoar)
> Devemos procurar nos envolver em um grupo onde nos sintamos aceitos

COMPONENTES DA AUTO-ESTIMA

(1) Senso básico de confiança diante dos desafios da vida, ou seja, confiar em nossa capacidade de aprender o que precisamos e de fazer o que é necessário para viver. Confiança é a certeza de que somos capazes de aprender o que precisamos aprender. Isso não é arrogância, mas confiança de que, como filhos de Deus, temos a capacidade (dada por Ele) de lidar com o mundo e com nós mesmos.

(2) Senso pessoal de dignidade e de valor. O auto-respeito é enfatizado pela consciência de que somos feitos à imagem de Deus; é a convicção do nosso próprio valor e dignidade, de que nossa vida vale a pena, de que merecemos respeito. Isso não é egoísmo, mas consciência de que, como filhos de Deus, temos um grande valor.

Pr. Ronaldo Guedes Beserra com auxílio dos livros “A cura das feridas interiores”, “Aconselhamento cristão” e “O evangelho e as questões emocionais” – SP, 06.04.2006; atualizado em 03.03.2016.

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Família, Temas Avulsos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Auto-estima

  1. Amém!
    Já há alguns meses que estou conectado neste Blog, e confesso que a cada acesso fico mais e mais edificado.
    Muito obrigado Pr. Ronaldo, pelo amor e dedicação à Palavra de Deus, e pelo esforço em transmiti-la para nós de forma tão clara. Que o Senhor continue abençoando sua vida, família e ministério.

Deixe uma resposta

