Introdução
> O que é o Reino de Deus?
> A Bíblia fala da futura implantação do Reino de Deus na terra através do estabelecimento do Reino Milenar de Cristo após a Grande Tribulação (Ap 20)
> Todavia, num certo sentido o Reino de Deus já está entre nós, pois Cristo o implantou quando de sua primeira vinda. Fazem parte deste Reino os seus discípulos que devem buscar implantá-lo já atualmente sobre a terra através do anúncio do evangelho e da vivência e divulgação de seus valores
> Os valores do Reino de Deus são totalmente diferentes dos valores do mundo. Os que buscam viver os valores do Reino são Bem-aventurados (Felizes).
Transição
> O texto nos mostra alguns dos verdadeiros valores do Reino de Deus, que todos nós devemos divulgar, buscar implantar, mas acima de tudo viver.
I.) Dependência – v. 3
> Pobres de espírito, não pobres materialmente falando. A Bíblia faz várias advertências quanto aos perigos das riquezas, mas não é o caso aqui. Reconhece sua total limitação no campo espiritual, sua total dependência de Deus. É o reconhecimento de que não temos qualquer autossuficiência espiritual. Não podemos ter vida espiritual em nós mesmos se esta não proceder de Deus, se não nos for dada por Ele.
> Recompensa: deles é o Reino dos céus.
II.) Sensibilidade – v. 4
> Os que choram por seus próprios pecados, mazelas, delitos, rebeldias. Os que choram por reconhecerem o quanto, em si mesmos, desagradam a Deus. Reconhecer nossa condição de pecadores diante de Deus (Rm 3.23), arrepender- se. Os que choram pela crueldade existente neste mundo. Os que ainda têm lágrimas para chorar, para se importar pelos que sofrem.
> Recompensa: eles serão consolados – “Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Ap 21.4)
III.) Autocontrole: Domínio Próprio (Submissão) – v. 5
> Os mansos são os que têm autocontrole, que se dominam ao invés de serem dominados por circunstâncias, pessoas, situações e coisas. Não os impulsivos, os intempestivos.
> Recompensa: eles herdarão a terra – Ver Sl 37.11
IV.) Obediência – v. 6
> Fome e sede de justiça, desejo de fazer o que é justo, o que é reto, o que é certo, e não o que é contrário à vontade de Deus; desejo de obedecer. Desejo de ver o que é justo se estabelecer e a injustiça cair por terra. Se é desejo de obedecer, é fome e sede de conhecer a Deus e à Sua Palavra, pois só através desse conhecimento será possível obedecer. Como está sua fome e sede por conhecer a Deus e à Sua Palavra?
> Recompensa: eles serão fartos.
V.) Misericórdia – v. 7
> Os misericordiosos estão cheios de compaixão para com os que sofrem por causa do pecado ou de aflições. Desejam diminuir os sofrimentos conduzindo os sofredores à graça de Deus. São misericordiosos até para com os “inimigos”. Ex.: Bem feito pra os aidéticos, plantaram e estão colhendo! Exerce justiça Senhor, manda fogo do céu!
> Recompensa: eles alcançarão misericórdia.
VI.) Santidade – v. 8
> Ser limpo de coração é ser santo, separado e consagrado para Deus. É não dar lugar em seu coração e, portanto em sua vida à sujeira, à impureza, ao pecado.
> Sl 24.3-4; Pv 4.23; Sem santificação e coração limpo não se pode ver a Deus (Hb 12.14)
Recompensa: eles verão a Deus.
VII.) Paz – v. 9
> Buscam a paz a qualquer custo, mesmo que isto incorra em dano próprio.
> Existem pessoas que sempre estão prontas para brigar, vivem fazendo inimigos, vivem envolvidos em intrigas e problemas de relacionamentos; podem prejudicar a própria saúde. Isaque era homem pacífico (não brigou pelos poços).
> Sl 34.12-14; Pv 12.20; Hb 12.14 de novo!
> Recompensa: eles serão chamados filhos de Deus.
VIII.) Compromisso – v. 10-12
> Sofrer perseguição, injurias e calúnias e mesmo assim se manter firme dentro da vontade do Senhor é demonstração de verdadeiro compromisso com Deus, independentemente das circunstâncias desfavoráveis. Podemos nos alegrar e exultar. As perseguições surgem justamente porque nossos valores são outros. Estamos na contra mão do sistema!
> “Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Tm 3.12).
> Recompensa: deles é o Reino dos céus (v. 10); grande é o vosso galardão nos céus (v. 12).
Conclusão:
> “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).
> Você quer ter toda benção, provisão e cuidado de Deus para com você e seus amados? Busque em primeiro lugar o Reino de Deus. Aplique seus valores em sua vida custe o que custar.
Pr. Ronaldo Guedes Beserra
Muito bom. Fantástico, muito edificante
Amei pastor Ronaldo, vou usar e viver como lição para as pessoas e para mim; esse estudo fortaleceu muito mais minhas convicções e o meu viver pelo qual todos dizem que “não é bem assim”, ou se afastam como se eu fosse a errada. Mas GLÓRIA a DEUS, através desse estudo finquei mais minhas raízes na rocha que é CRISTO e não tem pra ninguém.