Os verdadeiros valores do Reino de Deus – As bem aventuranças

bem-aventurançasTexto: Mateus 5.1-12

Introdução
> O que é o Reino de Deus?
> A Bíblia fala da futura implantação do Reino de Deus na terra através do estabelecimento do Reino Milenar de Cristo após a Grande Tribulação (Ap 20)
> Todavia, num certo sentido o Reino de Deus já está entre nós, pois Cristo o implantou quando de sua primeira vinda. Fazem parte deste Reino os seus discípulos que devem buscar implantá-lo já atualmente sobre a terra através do anúncio do evangelho e da vivência e divulgação de seus valores
> Os valores do Reino de Deus são totalmente diferentes dos valores do mundo. Os que buscam viver os valores do Reino são Bem-aventurados (Felizes).

Transição
> O texto nos mostra alguns dos verdadeiros valores do Reino de Deus, que todos nós devemos divulgar, buscar implantar, mas acima de tudo viver.

I.) Dependência – v. 3
> Pobres de espírito, não pobres materialmente falando. A Bíblia faz várias advertências quanto aos perigos das riquezas, mas não é o caso aqui. Reconhece sua total limitação no campo espiritual, sua total dependência de Deus. É o reconhecimento de que não temos qualquer autossuficiência espiritual. Não podemos ter vida espiritual em nós mesmos se esta não proceder de Deus, se não nos for dada por Ele.
> Recompensa: deles é o Reino dos céus.

II.) Sensibilidade – v. 4
> Os que choram por seus próprios pecados, mazelas, delitos, rebeldias. Os que choram por reconhecerem o quanto, em si mesmos, desagradam a Deus. Reconhecer nossa condição de pecadores diante de Deus (Rm 3.23), arrepender- se. Os que choram pela crueldade existente neste mundo. Os que ainda têm lágrimas para chorar, para se importar pelos que sofrem.
> Recompensa: eles serão consolados – “Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Ap 21.4)

III.) Autocontrole: Domínio Próprio (Submissão) – v. 5
> Os mansos são os que têm autocontrole, que se dominam ao invés de serem dominados por circunstâncias, pessoas, situações e coisas. Não os impulsivos, os intempestivos.
> Recompensa: eles herdarão a terra – Ver Sl 37.11

IV.) Obediência – v. 6
> Fome e sede de justiça, desejo de fazer o que é justo, o que é reto, o que é certo, e não o que é contrário à vontade de Deus; desejo de obedecer. Desejo de ver o que é justo se estabelecer e a injustiça cair por terra. Se é desejo de obedecer, é fome e sede de conhecer a Deus e à Sua Palavra, pois só através desse conhecimento será possível obedecer. Como está sua fome e sede por conhecer a Deus e à Sua Palavra?
> Recompensa: eles serão fartos.

V.) Misericórdia – v. 7
> Os misericordiosos estão cheios de compaixão para com os que sofrem por causa do pecado ou de aflições. Desejam diminuir os sofrimentos conduzindo os sofredores à graça de Deus. São misericordiosos até para com os “inimigos”. Ex.: Bem feito pra os aidéticos, plantaram e estão colhendo! Exerce justiça Senhor, manda fogo do céu!
> Recompensa: eles alcançarão misericórdia.

VI.) Santidade – v. 8
> Ser limpo de coração é ser santo, separado e consagrado para Deus. É não dar lugar em seu coração e, portanto em sua vida à sujeira, à impureza, ao pecado.
> Sl 24.3-4; Pv 4.23; Sem santificação e coração limpo não se pode ver a Deus (Hb 12.14)
Recompensa: eles verão a Deus.

white_dove_of_peace_m-300x240VII.) Paz – v. 9
> Buscam a paz a qualquer custo, mesmo que isto incorra em dano próprio.
> Existem pessoas que sempre estão prontas para brigar, vivem fazendo inimigos, vivem envolvidos em intrigas e problemas de relacionamentos; podem prejudicar a própria saúde. Isaque era homem pacífico (não brigou pelos poços).
> Sl 34.12-14; Pv 12.20; Hb 12.14 de novo!
> Recompensa: eles serão chamados filhos de Deus.

VIII.) Compromisso – v. 10-12
> Sofrer perseguição, injurias e calúnias e mesmo assim se manter firme dentro da vontade do Senhor é demonstração de verdadeiro compromisso com Deus, independentemente das circunstâncias desfavoráveis. Podemos nos alegrar e exultar. As perseguições surgem justamente porque nossos valores são outros. Estamos na contra mão do sistema!
> “Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Tm 3.12).
> Recompensa: deles é o Reino dos céus (v. 10); grande é o vosso galardão nos céus (v. 12).

Conclusão:
> “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).
> Você quer ter toda benção, provisão e cuidado de Deus para com você e seus amados? Busque em primeiro lugar o Reino de Deus. Aplique seus valores em sua vida custe o que custar.

Pr. Ronaldo Guedes Beserra

Anúncios

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Sermões Expositivos e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Os verdadeiros valores do Reino de Deus – As bem aventuranças

  1. Leônidas Borges de Araújo disse:

    Muito bom. Fantástico, muito edificante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s