Princípios a Serem Lembrados – Série Neemias (Parte 11)

testemunhar04Texto: Neemias 12.1 a 13.3; inicialmente ler 12.43

Introdução
> Elvis Presley. Começou cantando na igreja. Mesmo ao longo de sua carreira demonstrou temor a Deus e para com as coisas de Deus. Quando desfrutava de grande êxito, infelizmente morreu ainda jovem de maneira trágica por negligenciar alguns princípios de não deveria ter deixado de observar mesmo tendo chegado ao auge que chegou!
> Quando alcançamos o objetivo traçado, ainda assim não podemos abaixar a guarda, ainda assim existem coisas importantes a serem observadas.

Transição
> Na execução da obra de Deus, algumas coisas são extremamente importantes para serem menosprezadas, mesmo nos momentos em que alcançamos êxito.
> O texto nos mostra alguns princípios importantes que jamais devemos menosprezar na realização da obra do Senhor.

I.) Jamais devemos menosprezar a importância daqueles que labutaram pelo Senhor antes de nós – v. 1
> A lista de nomes com a qual se inicia o capítulo 12 mostra a preocupação de Neemias em manter as tradições autênticas do seu povo (tradições autênticas e não caprichos humanos).
> Ver Hebreus 13.7, 17; Pv 22.28
> Este princípio deve ser observado tanto em um âmbito mais geral (levando em conta as vidas dos apóstolos, mártires e grandes nomes do evangelho em todos os tempos), como em um âmbito mais específico (lembrando daqueles que em nossa igreja local, antes de nós tanto fizeram para que nossa igreja permanecesse na presença do Senhor).

II.) Jamais devemos menosprezar a importância das diferentes espécies de ministérios – v. 8, 9, 24, 25
> Como naqueles dias, hoje deve ser também assim na obra do Senhor
> Ver Ef 4.11; 1 Co 12.4-12, 18, 27, 28; Rm 12.4-8
> Ilustração da carroça com rodas quadradas e várias rodas redondas dentro dela. Princípio de pessoas certas nos lugares certos pelos motivos certos.
> Você já descobriu seu dom espiritual?

III.) Jamais devemos menosprezar a importância de celebrar todas as nossas conquistas – v. 27-31,38,40,43
> Elucidar a maravilhosa celebração e como era significativo para o povo de Deus nos tempos de Neemias a consagração dos muros ao Senhor!
> Não devemos falar de nossos fracassos de forma a nos depreciar; talvez possamos pensar neles no sentido de nos aperfeiçoar e aprender positivamente a partir daquele fracasso. Agora, todas as nossas conquistas, por menores que sejam, devem ser celebradas, pois isso maximiza as informações positivas a nosso respeito, o que nos dá confiança e aumenta nossa auto-estima.
> Você só fala de seus fracassos, ou sabe celebrar cada conquista!

IV.) Jamais devemos menosprezar a importância de assegurar que os que ministram ao povo sejam bem cuidados – v. 44
> A espiritualidade é base de toda benção em qualquer área da vida humana.
> Nem todos receberam o chamado para liderarem o rebanho do Senhor e a ele ministrarem.
> Por entender a importância da espiritualidade e a necessidade do trabalho daqueles que ministram e ensinam a Palavra de Deus, aqueles que não têm esse chamado devem sustentar e manter aqueles que por Deus foram designados para essa atribuição!
> Quando o povo de Israel negligenciou isso não foi abençoado, todavia, quando obedeceu esse princípio foi abençoado, pois demonstrava seu apreço pelas coisas espirituais e por aqueles que haviam sido separados por Deus para tal tarefa e eram responsáveis por manter o povo nos caminhos do Senhor!

V.) Jamais devemos menosprezar a importância de se apartar de toda espécie de influência mundana – Ne 13.1-3
> Ver Dt 23.3-6 com respeito a esta restrição imposta aos amonitas e moabitas. “Todo elemento misto” inclui os estrangeiros que se haviam unido aos judeus por meio do casamento, comércio ou práticas religiosas.

SP, 17 de Abril de 2008 – Pr. Ronaldo Guedes Beserra com ajuda de Cyril J. Barber.

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Série Neemias, Esboços de Sermões - Sermões Expositivos, Liderança e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s