A Vida Começa aos Quarenta!

No dia em que escrevo estas linhas, dia 28 de setembro de 2010, pela graça de Deus, completo 40 anos de idade! Pensando bem, é uma data importante. Tudo teve início em meados de dezembro de 1969 ou janeiro de 1970. A partir de um momento de amor entre meus pais eu fui concebido. Foram 9 meses de espera no ventre materno até que eu viesse à luz no dia 28 de setembro de 1970, no hospiral Stella Maris, em Guarulhos, São Paulo. Tive o privilégio de nascer em um lar cristão, evangélico e fui apresentado ao Senhor pelo Pr. Mário Roberto Lindstron. Desde cedo meus pais me levaram para a igreja, me ensinaram os valores cristãos, me falaram de Cristo. Meus pais (José Guedes e Cleuza de Souza) sempre foram e sempre serão um grande referencial em minha vida. Além de mim, meus pais geraram também meus dois irmãos, o Rogério e o Renato, os quais tenho em grande estima. Cresci envolvido na Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, no bairro do Jaçanã, em São Paulo. Como meus pais sempre foram muito participantes nos trabalhos e ministérios da igreja, também cresci muito envolvido, participando assiduamente da Escola Bíblica Dominical e de todos os outros trabalhos e eventos da igreja. Fui batizado nas águas no dia 25 de setembro de 1983. Em meu percurso nesta amada igreja tive a oportunidade de pregar no culto das crianças (quando ainda era uma criança), fazer parte da Comissão Missionária, ser secretário da Escola Bíblica Dominical, ser professor da Escola Bíblica Dominical, ser líder do Ministério de Jovens, cantar no Coral da igreja, tocar na Banda (Orquestra) da igreja, participar do Ministério de Louvor, entre outras oportunidades. Com tanto envolvimento, desde cedo, ainda na adolescência, me senti chamado para o Ministério Sagrado. Todos os pastores que passaram pela história desta igreja tiveram sua parcela de influência em minha vida, mas quero destacar em especial o saudoso Pr. Alídio Flora Agostinho como alguém que me influenciou muito como um exemplo de dedicação, integridade e consagração. Em 1988, aos 17 anos, ingressei nas Faculdades Integradas de Guarulhos, onde fiz o Bacharelado em Administração de Empresas, concluindo o curso em dezembro de 1991. Neste período, ou seja, mais especificamente em junho de 1989, Deus me deu um dos maiores presentes que dEle já recebi: comecei a namorar com a Simone, com quem me casei no dia 21 de março de 1992. Já em agosto de 1992, iniciei meus estudos em Teologia, no Seminário Teológico Evangélico do Betel Brasileiro em São Paulo, sob a direção da Missionária Durvalina Barreto Bezerra, pessoa a quem muito admiro e que até hoje tem sido uma conselheira preciosa que Deus tem me dado. Ao conhecer a instituição Betel Brasileiro, com sede em João Pessoa, na Paraíba, comecei a ter o desejo de continuar os estudos teológicos no Nordeste, na sede do Seminário Betel Brasileiro. Assim, no início de 1994, eu e minha esposa embarcamos em um ônibus durante quase 3 dias para desembarcar em João Pessoa , onde demos continuidade ao curso teológico. Passamos o ano letivo de 1994 na Paraíba estudando, mas como minha esposa ficou grávida de nossa primeira filha, resolvemos retornar para São Paulo no final do ano. Assim, já de volta a São Paulo, no dia 31 de janeiro de 1995, nasceu a nossa filha Gabriela. No final do ano de 1995, nossa família (meus pais, irmãos e eu) se desligou da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico para se filiar ao recém formado Ministério Unção e Vida, liderado pelos pastores Cilas Kauffmann e Élcio Augusto Lodos. Assim, sob este Ministério, no dia 07 de março de 1996, nossa família começou a plantar uma igreja no bairro da Parada Inglesa, em São Paulo, igreja que existe até hoje com o nome de Igreja Evangélica da Parada Inglesa. Em um belíssimo culto realizado na cidade de Maringá, no Paraná, no dia 24 de agosto de 1996, tanto eu como minha esposa, bem como meu pai e mãe, entre outros obreiros, fomos ordenados ao Sagrado Ministério. Louvamos a Deus pelas vidas dos pastores Cilas Kauffmann e Élcio Lodos por terem visto potencial em nossas vidas e por terem sido os instrumentos usados por Deus para que nós pudéssemos ser consagrados ao minstério pastoral. Ainda no final do ano de 1996, pela graça de Deus alcancei mais uma grande benção, ou seja, me formei no Seminário Evangélico do Betel Brasileiro como Bacharel em Teologia com concentração em Missiologia. Depois de quase dois anos servindo como pastor auxiliar na Igreja da Parada Inglesa, em outubro de 1997, surgiu o convite para que eu assumisse o pastorado da Primeira Igreja Evangélica do Cambuci (PIEC), na época também administrada pelo Ministério Unção e Vida. Assim, no dia 02 de novembro de 1997, o pastor Élcio Lodos oficiou a cerimônia de posse em que me tornei pastor da Igreja do Cambuci. No ano seguinte, em 05 de dezembro de 1998, em Assembléia Geral Extraordinária, a Igreja do Cambuci voltou a caminhar de forma independente se desligando da administração do Ministério Unção e Vida, sendo que, desde então, continuei como pastor presidente da PIEC. Em 1999, mais especificamente no dia 28 de maio, Deus nos deu outra grande benção que foi o nascimento de nosso segundo filho, o Guilherme. Já no segundo semestre de 2003, o Senhor Deus me concedeu a oportunidade de iniciar um curso de Pós-Graduação em Teologia, o qual estive cursando por um semestre, tendo trancado a matricula ao final do ano. No início de 2006, a convite do Pr. Huang Cheng Hsiung, eu e minha esposa passamos a compor o quadro da diretoria da Missão Servos, o que para nós tem sido um motivo de muito aprendizado, alegria e crescimento em todos os sentidos. Ainda em 2006, no dia 25 de julho, o Altíssimo nos presenteou com outra benção, ou seja, o nascimento de nosso terceiro filho, o Gustavo. Em agosto de 2008, Deus me permitiu voltar para a Pós-Graduação em Teologia na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, sendo que a concluí em junho de 2009, tendo participado da formatura em março de 2010. Gostaria de registrar também que nestes últimos 13 anos de pastorado da Primeira Igreja Evangélica do Cambuci muitas coisas já aconteceram. Já acertamos em muitas questões, todavia também já cometemos muitos erros ao longo do caminho. No entanto, Deus tem sido misericordioso para conosco e tem nos ajudado a procurar acertar ou consertar aquilo em que erramos. A partir do mês de julho de 2009 enfrentei uma terrível depressão que muito me abateu. Todavia, creio que Deus está no controle de todas as coisas e sempre podemos tirar lições e aspectos positivos até mesmo dos momentos mais sombrios de nossas vidas. Neste processo, creio que passei por uma espécie de segunda conversão, sendo que uma das coisas que Deus tratou comigo foi a necessidade de buscar consertar alguns relacionamentos que precisavam de conserto, e assim procurei fazer. Hoje, pela misericórdia de Deus, chego aos meus 40 anos de idade. Mas como diz o velho ditado popular: “A vida começa aos 40”! Portanto, estou feliz e crendo que o melhor de Deus ainda está por vir! Peço ao Senhor que Ele realize todos os desejos do meu coração (que estiverem de acordo com a vontade dEle, é claro). Ou talvez seja melhor dizer que peço ao Senhor que Ele realize todos os desejos do Seu coração! Quero amar a Deus como nunca jamais o amei. Quero me consagrar ao Senhor como nunca jamais me consagrei. Quero honrar, amar e praticar a Sua Palavra como nunca antes o fiz. Quero ser uma benção para todos os que me cercam, em especial minha família e amigos. Mas quero também ser canal de bênçãos para este mundo sem Deus, quero poder influenciar muitos a se voltarem ao Todo-Poderoso, quero ser um instrumento de expansão do Reino de Deus, quero ser acima de tudo um servo. Faço dessas últimas palavras uma oração, a qual dirijo ao meu Deus, em nome de Jesus, meu precioso Senhor e Salvador. Amém!

SP, 28 de setembro de 2010

Ronaldo Guedes Beserra

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Biografias e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para A Vida Começa aos Quarenta!

  1. Karen Benetton disse:

    Olá Pastor,

    Estamos muito felizes em participarmos do seu ministério e de um pedacinho da sua história. Você é uma pessoa inteligente, sábia e, acima de tudo, temente ao nosso Senhor Jesus Cristo.

    Amamos você e a sua família!

    Karen e Eduardo

  2. officecomm disse:

    Pastor, mais uma vez Feliz Aniversário. Sua história e sua comunhão com Deus é estimulante!
    Beijos,
    Laura, Suellen e Willian

  3. Rodrigo Di Muro disse:

    Querido Pastor Ronaldo, estou impressionado com o seu relato de vida Cristã. Seus trabalhos e sua jornada realmente fazem parte de um grande servo do Deus!
    Mais uma vez Parabéns! Saiba que Amamos o Pastor e a sua Familia!
    Abraços!

  4. Luzia D.F.Guedes da Cruz disse:

    A Paz Pastor Ronaldo; a sua História é linda!!!
    Me lembro dos passos…..como sua Tia tenho orgulho
    do seu ministério de Pastor, pois é cuidar de Vidas.
    Parabéns pela sua vida…..
    e sua linda família tbm, amo todos.
    Luzia Guedes

  5. Aline disse:

    Pastor, parabéns! Muito atrasado, eu sei, mas espero que me perdoe…rs
    Quero agradecer a Deus por colocar uma pessoa tão abençoada e sábia na minha vida, e agradecer a vc e a pastora por serem canais de benção pra mim, sempre!
    Amo muito vcs !!

    Aline

Deixe um comentário

