Série de Mensagens no Livro de Rute – Mensagem nº 01

ruteTexto: Rute 1.1-22 (ler inicialmente os v. 16,17).

Introdução
> O livro possui 4 capítulos onde é narrada uma história situada no período dos Juízes de Israel. O momento histórico exato não se conhece; Josefo, historiador judeu, opina que Rute é do tempo do sacerdote Eli.
> A narrativa mostra como Rute se tornou uma ancestral de Davi e de Jesus Cristo.
> Os eventos relatados no livro abrangem um período de cerca de 11 anos. A tradição judaica atribui a Samuel a autoria do livro.

Transição
> O texto nos traz algumas lições a serem observadas. Vejamos:

I.) Entenda que as Adversidades são uma Possibilidade – v. 1-5
> Todos estamos sujeitos a adversidades; mesmo o crente fiel e leal a Deus pode experimentar grandes adversidades no decorrer de sua vida.
> Noemi passou por fome, mudança drástica e pela morte de seu marido e seus dois filhos! Teve de enfrentar muito sofrimento.
> As adversidades não significam que Deus nos abandonou ou que nos está castigando.
> Precisamos ter em mente que Deus está no controle de todas as coisas – Rm 8.28,36.

II.) Entenda que é Necessário não se Entregar às Adversidades, mas se Levantar e Assumir as Responsabilidades que nos Cabem – v. 6,7 a
> Noemi poderia ter se entregado à situação, à depressão. Havia perdido o marido e seus dois únicos filhos. Todavia, se levantou, buscou saídas e alternativas para a situação. Ela era um referencial para suas noras, não podia lhes passar um mau exemplo.
> Mesmo em meio às nossas adversidades, existem pessoas que dependem de nós, que se espelham em nós. Se cairmos, elas também cairão. Se nos levantarmos, elas também se levantarão!
> Ex. do Guilherme quando eu estava enfrentando depressão.

III.) Entenda que Devemos Considerar as Necessidades dos Outros e não Somente as Nossas – v. 7 b –14
> “Mesmo angustiada, Noemi teve uma atitude generosa. Embora decidida a retornar a Israel, ela encorajou Rute e Orfa a ficarem em Moabe e recomeçarem suas vidas, apesar de isto significar grande sofrimento para ela. Como Noemi, devemos considerar as necessidades dos outros e não apenas as nossas […] quando você age de forma abnegada, outros são encorajados a seguir seu exemplo” (BEAP).
> Muitas vezes só pensamos em nós mesmos! Por nossa natureza caída temos a tendência ao egoísmo! Precisamos aprender a praticar o altruísmo (ação de amar ao próximo sem esperar nada em troca; dedicação demonstrada de maneira desinteressada; tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outros).
> Esse tipo de atitude é fundamental em todos os níveis de relacionamento: conjugal, pais e filhos, irmãos, amigos, colegas, etc.

IV.) Entenda a Necessidade da Determinação (Decisão) e do Comprometimento – v. 15-18
> Rute estava decidida e determinada em ficar com Noemi. Certamente ela havia levado em consideração o custo desta escolha. Estava consciente de estar abandonando família, terra natal, cultura e religião!
> “Se não quiser adoecer, tome decisão. A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele” (Dr. Dráuzio Varela).
> Ex.: indecisão no trânsito é uma grande causa de acidentes!
> Rute se comprometeu com sua sogra, entendeu que Noemi precisaria de seu apoio e abriu mão de sua própria vida para não deixar Noemi só neste momento difícil; Rute foi muito fiel, leal, amiga e generosa. Belas qualidades a serem imitadas.
> Rute se comprometeu com o Senhor Deus Jeová. Lembre-se: ela havia levado em consideração o custo de sua escolha em todos os âmbitos. Temos calculado o custo de ser discípulos de Jesus? Temos nos comprometido com Jesus? (explicar a diferença entre se comprometer – porco – e se envolver – galinha).
> Como estão sua determinação e comprometimento?

V.) Entenda que a Amargura pode nos Levar a Pronunciar Palavras Insensatas e nos Impedir de Perceber o Cuidado de Deus – v. 13 b, 19-21
> Em momentos de intensa provação como as perdas que Noemi sofreu é natural que o ser humano expresse certo grau de amargura. Todavia, devemos tomar cuidado com palavras insensatas, de amargura, de reclamação, de murmuração, etc (ver Ml 3.13-15).
> A Amargura de Noemi impedia que ela percebesse o cuidado de Deus para com ela através da vida de Rute, apesar de todas as provações pelas quais passara. Deus proveria tudo para Noemi através de Rute!
> Mesmo em meio às maiores provações Deus pode estar cuidando de você sem que você esteja percebendo! E enquanto isso, muitas vezes, estamos pronunciando palavras insensatas!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra em 11.12.2014

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Série sobre Rute, Esboços de Sermões - Sermões Expositivos e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s