Introdução
> Tiatira possuía um grande destacamento militar, indústrias de lã e tintas, e várias associações comerciais
> v. 18 – Ver Ap 1.14,15
> Seus olhos penetram a tudo e a todos, nada está oculto às suas vistas, sejam pecados não confessados, maquinações ocultas, etc. (Ler Pv 15.3).
I.) Qualidades da Igreja de Tiatira – v. 19
1.) Amor
> Esta igreja se destacava pelo seu amor (Ler 1 Co 13.4-8)
> Esse amor gerava serviço, descrito a seguir
2.) Fé
> Possivelmente tenha haver com fidelidade em não negar a fé em Cristo
> Essa fé gerava a perseverança e obras, também descritas a seguir
3.) Serviço
> Servir às pessoas em suas necessidades (não em seus caprichos), quando temos oportunidade.
> Servir na obra de Deus, através do uso de dons e ministérios, com zelo e responsabilidade.
> O nossa disposição de servir talvez seja o melhor termômetro de nosso amor. Ou seja, o amor é demonstrado na prática por nossa disposição de servir
4.) Perseverança
> Paciência; Persistência; Firmeza, consistência em amar, em testemunhar, em servir
> Ler Hb 6.11,12
5.) Crescimento em obras
> Sabemos que a salvação não é pelas obras, mas sim pela graça de Deus, mediante a fé (Ef 2.8,9). No entanto, a fé sem obras é morta (Tg 2.26).
> Devemos também crescer em boas obras
> Obras não se refere apenas a ações de caridade; se refere a bom testemunho, amor, virtudes cristãs em geral, trabalho, serviço, etc.
II.) Erro da Igreja de Tiatira – v. 20-25
> O erro desta igreja foi o de tolerar Jezabel, tolerar o pecado, tolerar ensinos errados, tolerar a prostituição e alguma forma de idolatria.
> Jezabel (esposa do Rei Acabe no AT) representa a idolatria, pois instituiu o culto a Baal em Israel, e a perseguição aos santos, pois exterminou profetas do Senhor (1 Rs 18.4)
> Esta falsa profetiza provavelmente não se chamava literalmente Jezabel, mas foi assim chamada por se assemelhar às práticas erradas da Jezabel do AT; ou talvez seja apenas uma designação simbólica das práticas pecaminosas de membros daquela igreja sob domínio do “espírito de Jezabel”.
> Esta cartas às igrejas do Apocalipse falam fortemente contra a imoralidade sexual e a idolatria, usando designações como “doutrina de Balaão”, “doutrina dos nicolaítas” e uma espécie de “doutrina de Jezabel”
> “Alguns, na igreja, costumam tolerar tais falsos ensinos, por indiferença, medo de confronto, amizade pessoal ou pelo desejo de paz, harmonia, autopromoção ou dinheiro” (B. E. Pentecostal).
> O sexo é uma benção de Deus, para ser desfrutada no casamento, nem antes e nem fora dele!
> Sexo antes ou fora do casamento traz grandes problemas, inclusive de ordem emocional, fere muita gente, destrói famílias e pode trazer doenças físicas.
> “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia” (1 Co 10.12).
> Deus proíbe a imoralidade sexual para o nosso próprio bem, porque nos ama. Devemos ir contra a cultura de nossa época nesse quesito.
> Além da imoralidade sexual, Deus condena a idolatria.
> Ídolo não é apenas um “santo” de madeira, pedra ou metal. Ídolo é tudo aquilo que toma o lugar de Deus em nossa vida: dinheiro, trabalho, objetivos, carreira, entretenimento, esporte, atleta, pai, mãe, filho, namorado, TV, internet, mídias em geral, casa, carro, etc.
> Como está nossa vida de pureza diante de Deus? Existe algo que tem tomado o lugar de Deus em nossa vida?
> Contraste com a Igreja de Éfeso onde provaram os falsos apóstolos e mestres, mas perderam o primeiro amor; Em Tiatira estavam crescendo em amor, mas não trataram, se recusaram a lidar com esta falsa profetiza, com este falso ensino. Devemos buscar o equilíbrio: nem perder o amor, nem tolerar aqueles que colocam a obra de Deus em prejuízo.
> v. 21 – Deus dá tempo para arrependimento, por Sua graça e paciência. O pecado sempre trará tristes consequências, mas ainda há tempo para arrependimento e mudança. Ver v. 22 b
> Quando não há arrependimento, as consequências podem ser ainda mais graves – ver v. 21,22
> Deus age dessa forma com um propósito – ver v. 23
> Aquele que tem olhos como chama de fogo (v. 18) é Aquele que sonda mentes e corações (v. 23).
> v. 24 – Houve em Tiatira os que ficaram firmes na Palavra de Cristo e seus padrões de justiça, seus valores. Jesus lhe consola dizendo que “Outra carga não jogarei sobre vós” e os exorta: “conservai o que tendes, até que eu venha” (v. 25).
Conclusão
> Promessas:
– v. 26,27 – Os santos governarão as nações junto com Cristo, durante o Milênio (Ap 20.4,6). O vencedor recebe a promessa de que participará das funções do próprio Messias – ver Sl 2.9; Ap 12.5; 19.15
– v. 28 – Em Ap 22.16, o próprio Cristo é a brilhante Estrela da Manhã. O próprio Cristo será dado ao vencedor.
> Exortação:
– v. 29 – “Quem tem ouvidos, ouça …”
Pr. Ronaldo Guedes Beserra – SP, 05.03.2003; atualizado em 06.02.2016.