Portas Abertas na Vida de Moisés – Parte 2

sarca-ardente-e-moisesTexto: Ex 2.23-4.31 – Ler inicialmente Ex 2.23-25

Introdução
> O povo de Israel precisava que Deus lhes abrisse a porta para a liberdade da escravidão no Egito; eram escravos há mais de 400 anos!
> Moisés também precisava de uma porta aberta para a sua vida que havia se tornado monótona: ele já vivia há 40 anos no deserto e cuidava de um rebanho de ovelhas que nem mesmo lhe pertenciam (eram do seu sogro)!
> A espera sempre é difícil, mas é maravilhoso quando chega o tempo de Deus abrir as portas!

Transição
> Assim como o povo de Israel e o próprio Moisés precisavam de portas abertas, nós também precisamos de portas abertas em nossas vidas.
> O texto nos mostra alguns ensinamentos sobre a ação de Deus no sentido de abrir portas em nossa jornada de vida.

I.) Deus abre portas em resposta ao clamor do Seu povo – Ex 2.23-25; 3.7-9
> O povo de Israel gemeu e clamou em decorrência da escravidão que sofriam por tanto tempo. Deus ouviu o seu clamor!
> Temos clamado, até mesmo gemido, diante do Senhor por portas abertas?

II.) Deus abre portas no tempo certo, depois de nos treinar devidamente para os seus propósitos – Ex 3.1-6; 4.19
> Antes de abrir portas para a missão específica que tinha para a vida de Moisés, era necessário Deus treiná-lo para a tarefa!
> O treinamento de Deus pode incluir obscuridade, solidão, tempo de espera, monotonia, frustração, lugares inóspitos, etc.
Obscuridade: No Egito, Moisés era considerado filho da filha de Faraó; era uma celebridade; durante o treinamento de Deus teve de ficar 40 anos na obscuridade.
Solidão: Embora tenha obtido uma família, Moisés fazia o seu trabalho na solidão do deserto, acompanhado apenas por umas poucas ovelhas de seu sogro.
Tempo de espera: Nós temos pressa, Deus não tem pressa! Moisés teve de esperar 40 longos anos. Deus nos prova pelo tempo!
Monotonia: Foram 40 anos de uma rotina monótona, sem novidades, a mesma “batidinha”.
Frustração: Era um príncipe no Egito, agora não tinha praticamente nada. Até as ovelhas de que cuidava não lhe pertenciam, eram de seu sogro.
Lugares inóspitos: um deserto de pedras, poeira e uma calor causticante!
> Deus tem usado esses elementos para treinar você para os seus propósitos? Você tem se deixado treinar? Como tem reagido?
> Tempo certo: depois do preparo e com as condições ideais – Ex 4.19

III.) Deus abre portas para corrigir situações de injustiça social – Ex 3.7-9
> v. 7 – Fala dos exatores dos Israelitas. Exator: Aquele que cobra com rigor.
> Deus viu a opressão com que os egípcios oprimiam ao povo de Israel.
> Por isso, Deus “desceu” para livrar o Seu povo.
> Ainda hoje Deus age no sentido de livrar pessoas oprimidas!

IV.) Deus abre portas para nos abençoar com uma situação melhor do que a situação anterior – Ex 3.8
> Deus estava para tirar o seu povo de uma condição de escravidão para lhes dar “uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel” (v.8), em liberdade!
> Deus é poderoso para nos abrir portas para que experimentemos uma situação melhor do que a que vivemos hoje.
> Lembremo-nos que ter mais posses materiais não significa necessariamente viver em uma situação melhor! Existem ricos materialmente falando que são pobres interiormente, em virtudes, em espiritualidade. Existem pobres materialmente falando que são ricos nas virtudes que realmente importam!

segredo da oraçãoV.) Deus abre portas usando-nos como instrumentos ativos (não passivos) no processo – Ex 3.10
> Deus iria mover as circunstâncias, mas Moisés teria de encarar o Faraó “cara a cara”, enfrentá-lo pessoalmente! Moisés teria de falar ao povo também, “convencê-los” de que Deus o havia enviado; teria de enfrentar a oposição dos próprios hebreus em alguns momentos e a fúria dos egípcios.
> Não é da vontade de Deus que cruzemos os braços e esperemos Deus fazer tudo. Ele abrirá as portas, mas nós teremos que nos mover, nos mobilizar, fazer contatos, ir atrás das oportunidades, estar atentos às circunstâncias, etc.
> Temos nos disposto a ser instrumentos ativos no processo de aberturas de portas?

VI.) Deus abre portas ajudando-nos a vencer os nossos receios, e dando-nos todas as orientações necessárias a cada passo do processo – Ex 3.11-22; 4.1-17
> Como era natural, Moisés tinha muitos receios, muitas dúvidas e inseguranças. Pacientemente, Deus foi ajudando-o a vencer os receios, incentivando-o, fazendo-lhe promessas.
> Deus orientou Moisés sobre o que deveria falar ao povo, sobre o que deveria fazer, que estratégias deveria usar!
> No processo de Deus nos abrir portas, também enfrentamos receios, dúvidas e inseguranças. Mas Deus, quando se dispõe a abrir portas à nossa frente, nos ajudará a vencer todas as dificuldades.
> Se estivermos atentos à Sua voz, Ele também nos mostrará cada passo a ser dado, nos dará cada orientação que se fizer necessária.

VII.) Deus abre portas preparando pessoas certas para nos ajudar no processo – Ex 4.14-16,27-31
> Até em função da insegurança que Moisés apresentou, Deus preparou a vida de Arão, irmão de Moisés, para o ajudar e o apoiar na difícil missão.
> Em um tempo em que não havia as ferramentas de comunicação que temos hoje em dia, Deus preparou o encontro de Moisés e Arão no monte de Deus, no deserto – Ex 4.27
> No processo de abrir portas em nossa vida, seja em que área for, Deus haverá de preparar pessoas certas para nos ajudar e para nos apoiar.

Pr. Ronaldo Guedes Beserra – SP, 11.02.2016

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Série Portas Abertas, Esboços de Sermões - Sermões Expositivos, Portas Abertas e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s