O Tipo de Pessoa que Deus usa – Vida de Davi

O-jogo-da-biblia-daviTEXTO: Atos 13.22b

INTRODUÇÃO
– Provérbio de lenhadores: “Uma árvore é melhor medida quando cai por terra”
– Davi é o único em toda a Escritura a ser chamado de “homem segundo o coração de Deus”
– Cerca de 14 capítulos dedicados à vida de Abraão e José; Jacó 11, Elias 10. Davi? Cerca de 66 capítulos, sem contar 59 referências à sua vida no NT.
– Falar sobre o pano de fundo histórico dos dias de Davi
– 1 Sm 8.1-9 – Conformidade ao modo de vida dos incrédulos desagrada ao Senhor e indica declínio espiritual.
– Saul foi a escolha dos homens. Falar sobre Saul (de sua ascensão à sua queda).
– Davi foi a escolha de Deus – ver 1 Sm 13.13-14

QUE TIPO DE PESSOAS DEUS ESCOLHE E USA?
1 Co 1.26-29 – O superficial nos impressiona muito mais do que gostaríamos de admitir. Deus escolhe os ninguéns e os transforma em alguém.

I.) QUALIDADES NECESSÁRIAS AOS LÍDERES-SERVOS PROCURADOS PELO SENHOR
Espiritualidade – Significa ser uma pessoa cuja vida está em harmonia com o Senhor; obediência; coração sensível às coisas de Deus; coração totalmente entregue ao Senhor e à Sua vontade – ver 2 Cr 16.9
Humildade – Enquanto os irmãos de Davi estavam no exército, travando grandes e impressionantes batalhas, o menino estava cuidando fielmente das ovelhas do pai. Deus viu humildade; um coração de servo. O que chama a atenção do coração de Deus não é o temperamento, carisma, eloquência, altura, currículo, mas sim caráter e coração de servo. O Servo é humilde, faz o que lhe mandam, não se rebela, respeita as autoridades, serve fielmente e em silêncio e não se importa com quem recebe a glória.
Integridade – SI 78.71-72. íntegro é o que você é quando ninguém está olhando. Não adianta causar uma boa impressão para as pessoas. Você não pode fingir para o Todo-poderoso. Ele não se impressiona com o exterior, mas concentra-se nas qualidades interiores … aquelas coisas que levam tempo e disciplina para cultivar.

II.) O MÉTODO DIVINO DE TREINAMENTO DOS LÍDERES-SERVOS
Solidão – Se você não consegue ficar sozinho consigo mesmo, é porque há conflitos profundos e não resolvidos em sua vida íntima. A solidão ajuda-nos a lidar com essas questões.
Obscuridade – Líderes-servos em potencial são primeiro desconhecidos, invisíveis, não- apreciados e não aplaudidos. Nas exigências implacáveis da obscuridade é construído o caráter. Os que aceitam o silêncio da obscuridade, são melhor qualificados para lidar com o aplauso da popularidade.
Monotonia – Ser fiel nas tarefas servis, insignificantes, rotineiras, regulares, desinteressantes e diárias da vida. Ex. Moisés no deserto – 40 anos de monotonia!
Realidade – Golias não era tão espantoso assim. Por quê? Porque Davi estivera matando leões e ursos quando não havia ninguém por perto. Ele já enfrentara a realidade muito antes de deparar-se com Golias (1 Sm 17.34-35). Não podemos ser pessoas que ficam esperando que Deus faça tudo por nós. Deus não vai confrontar nenhum gigante em nossa vida por nós. Ele nos ajudará a enfrentar, mas quem terá que enfrentar seremos nós mesmos.

CONCLUSÃO: DUAS LIÇÕES DURADOURAS
– É nas pequenas coisas e nos lugares solitários que provamos ser capazes de grandes coisas.
– Quando Deus desenvolve nossas qualidades interiores, Ele jamais tem pressa.

Anotações realizadas com base no livro “Davi: um homem segundo o coração de Deus” de Charles R. Swindoll.

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Série sobre Davi, Esboços de Sermões - Sermões Temáticos e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O Tipo de Pessoa que Deus usa – Vida de Davi

  1. Cris Ferreira disse:

    Prof. Ronaldo, eu gostei muito deste esboço, especialmente do método divino de treinamento dos líderes-servos. Isso é uma realidade de fato, Deus realmente trabalha conosco desta forma, e o Senhor usou muito bem a vida de Davi como exemplo para levantar estes pontos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s