Não Desagrade a Deus

Caim e Abel ofertam_visual colorTEXTO: Gn 4.1-16

INTRODUÇÃO
> Lembrar de algum show ou apresentação de algum artista que não agradou ao público para exemplificar.
> As pessoas se agradam e se desagradam pois foram criadas à imagem e semelhança de Deus, que também se agrada e se desagrada de pessoas, atitudes e circunstâncias.
> Todavia, os critérios pelos quais Deus se agrada ou se desagrada são geralmente diferentes dos nossos.
> Neste texto, Deus se desagradou com Caim.

PROPOSIÇÃO
(AT) “Caim nos apresenta o triste exemplo de alguém de quem Deus não se agradou”
(ST) “O texto nos traz, a partir do triste exemplo de Caim, três lições importantes que devemos observar para que de nós Deus não se desagrade”

I.) A QUALIDADE DA OFERTA – v. 3-5a
> O texto diz que Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou …” (v. 4b,5a) Porque Deus não se agradou da oferta de Caim? Certamente não é porque houve ausência de sangue como alguns afirmam, pois: (1) os sacrifícios de sangue ainda não haviam sido instituídos aqui, e (2) Deus também se agradava de ofertas do fruto da terra, como a oferta das primícias descrita em Dt 26.1-11. Então, porque Deus não se agradou da oferta de Caim?
a. Porque ele não deu o melhor. Notar a diferença da descrição Bíblica da oferta de Caim em relação à oferta de Abel: “… trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste …” (v.3b,4a).
b. Porque foi apenas um rito não acompanhado de uma vida que agradasse a Deus e não foi feito em fé. Vejamos o que o N.T. tem a dizer sobre estas ofertas: Hb 11.4 nos mostra que o sacrifício de Abel foi excelente e realizado em fé; 1 Jo 3.12 nos diz que as obras de Caim eram más e que ele era do Maligno. Ambos os textos do N.T. nos falam da “justiça” de Abel.
c. Porque faltou quebrantamento: porque ele se manteve arrogante. Caim irou-se por sua oferta não ter sido aceita e por ter sido aceita a oferta de seu irmão. Deus, porém, deu-lhe uma segunda chance, mas ele não se quebrantou, ao contrário se manteve arrogante (ver Gn 4.6,7a). Através desta advertência, Deus estava lhe prometendo restauração, desde que houvesse uma mudança de coração. Infelizmente não houve! Quantas promessas de restauração Deus não traz ao nos advertir! Diante destas advertências temos nos quebrantado ou continuamos com nosso coração arrogante?
> Porque Deus aceitou o sacrifício (oferta) de Abel ?
a. Porque ele deu o melhor, foi um sacrifício excelente.
b. Porque sua oferta não era apenas um ato ritual, mas era a expressão de uma vida que agradava a Deus: “… pelo qual obteve testemunho de ser justo …” (Hb 11.4) e “… Porque as suas obras (de Caim) eram más, e as de seu irmão, justas …” (1 Jo 3.12).
c. Porque ele o fez em fé (Hb 11.4). Creu que Deus acetaria seu sacrifício.
d. Porque certamente tinha um coração quebrantado diante do Senhor.
> Ver Pv 15.8. Como tem sido os nossos sacrifícios, as nossas ofertas diante do Senhor? (Dinheiro, vida devocional, tempo, envolvimento nos cultos no sentido de não estar disperso, etc.)

II.) O PERIGO DA IRA – v. 5b-8
> Deus deu a Caim uma chance de arrependimento, mas também lhe advertiu de que “se … procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti (o seu desejo é por você), mas a ti cumpre dominá-lo…” (Gn 4.7).
> Deus sonda os corações. Ele já sabia o que se passava no coração de Caim, ou seja, o desejo de matar a seu irmão Abel. Deus sabe o que vai nos nossos corações!
> O pecado aparece aqui como uma fera (animal selvagem) recostando-se à porta, à espreita e pronta para atacar. Quando damos lugar à ira é como se estivéssemos alimentando esta fera! Não devemos dar lugar à ira para não alimentarmos o pecado, mas pelo contrário, devemos dominar sobre o pecado (esta besta fera) e não sermos dominados por ele!
> Caim não domina o pecado e é dominado. Caim mata Abel – v.8
> Ver os seguintes textos:
– “Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal” (SI 37.8).
– “ O que facilmente se ira faz doidices, e o homem de maus desígnios é odiado” (Pv 14.17).
– “ Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade” (Pv 16.32).
– “ Não te apresses no teu espírito a irar-te, pois a ira abriga-se no seio dos tolos” (Ec 7.9).
– “Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar “ (Tg 1.19).

III.) O SALÁRIO DO PECADO – v. 9-16
> Caim é inquirido, questionado, indagado por Deus quanto a Abel, mas continua arrogante, sem quebrantamento, nem arrependimento – v.9
> O triste salário do pecado é descrito nos vs. 10-12.
> As palavras de Caim nos vs. 13-14 ecoam mais como protesto do que como quebrantamento. Alguns comentaristas entendem que aparentemente apenas o castigo é que perturbava Caim, e não seu pecado.
> No v. 15 vemos um gesto misericordioso de Deus que alivia em parte o castigo. “Mesmo a queixosa oração de Caim continha um germe de súplica; a promessa de Deus, em resposta, juntamente com a sua marca ou sinal, é quase uma aliança, fazendo dele virtualmente o protetor de Caim. É o máximo que a misericórdia pode fazer pelos que não se arrependem” (D. Kidner).
> Notar a triste parte “a” do v. 16: “Então saiu Caim da presença do SENHOR…”
> Rm 6.23 – gancho evangelístico!

CONCLUSÃO
> Que sejamos zelosos quanto à qualidade de nossa oferta; que jamais alimentemos a ira; e que dominemos o pecado para que não recebamos do seu salário!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra – SP, 19.01.2001

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Sermões Expositivos e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s