Três Parábolas de Jesus

a-ovelha-perdida-1TEXTO: Marcos 4.21-32

INTRODUÇÃO
> Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral.
> As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.
> Algumas das parábolas mais famosas são as parábolas bíblicas, especificamente as parábolas de Jesus, que eram histórias com elementos comuns da cultura daquele tempo que tinham como objetivo ensinar coisas sobre o Reino de Deus. Entre as parábolas de Jesus, algumas das mais conhecidas são a parábola do filho pródigo, parábola dos talentos, parábola do semeador, parábola do trigo e do joio, etc.
> O texto desta introdução foi extraído de http://www.significados.com.br/parabola/

TRANSIÇÃO
> O texto nos mostra Princípios a serem aprendidos a partir destas três Parábolas

I.) A NECESSIDADE DO TESTEMUNHO E ENVOLVIMENTO NA OBRA DO SENHOR – v. 21
A.) A luz da verdade divina não nos é concedida para ficar obscurecida pela falta de testemunho.
> Nós somos o sal da terra e a luz do mundo – Lembrar de Mt 5.13-16
> Testemunho por palavras com sabedoria
> Testemunho de vida, procedimento – Lembrar 1 Pe 3.1-2
B.) A luz da verdade divina não nos é concedida para ficar obscurecida pelos interesses comerciais do crente, a vasilha, ou o alqueire, ou o cesto (recipiente usado para medir grãos); ou pelas suas responsabilidades caseiras, a cama; mas para ser manifestada perante todos.
> O nosso trabalho secular não nos pode impedir de fazer a obra do Senhor.
> As ocupações domésticas não nos podem impedir de fazer a obra do Senhor
> Nada nos deve embaraçar de se envolver na obra do Senhor
> Como se envolver?
(a) Congregando;
(b) Descobrindo os seus dons e ministérios;
( c) Deixando Deus te exaltar;

II.) A NECESSIDADE DO DESEJO DE CONHECER O QUE ESTÁ OCULTO NA PALAVRA -v. 22
> Deus quer manifestar e revelar sua Palavra a nós, mas devemos ter o desejo de buscar conhecer
> Ver Provérbios 2.1-5 – Necessidade do estudo e meditação disciplinada e diária
> Ex. Mineiro que escava a busca de pedras preciosas e do mergulhador que busca as belezas das profundezas. Deus nos tem chamado não apenas para ficarmos na superfície, mas sim para mergulharmos nas profundezas de sua Santa Palavra!
> A necessidade de intensidade na busca – Quanto mais buscar mais terá – Elucidar v. 24,25.

III.) A NECESSIDADE DE DEIXAR A SEMENTE CRESCER POR SI MESMA (NATURALMENTE)
> Elucidar os versos 26 a 29, enfatizando que: “A terra por si mesma frutifica …” – O vocábulo no texto original é automate, do qual temos o termo automático;”… não sabendo ele como …” – Não sabemos como as coisas acontecem, mas sabemos que elas acontecem.
> Devemos lançar a nossa semente (amor, perdão, testemunho, ofertas, oração, solidariedade, ajuda, compreensão, etc), seguir a nossa rotina, e esperar que nascerá naturalmente, pois nada podemos fazer para apressar a colheita.
> Os caminhos misteriosos de Deus podem estar além do nosso entendimento, mas podemos descansar no fato de que, os seus propósitos estão amadurecendo.
> Na agricultura espiritual, não convém, tirar as sementes da terra para ver se estão crescendo. O mais sensato a fazer é deixar a terra por si mesma frutificar, deixar Deus trabalhar!
> Aplicação evangelística (v. 29): A colheita é o fim da vida de cada homem. Deverá haver uma temível colheita de condenação para “o joio”, ou seja, todos os que morrem fora de Cristo. Deverá haver uma colheita de recompensa para todos os que forem fiéis até a morte. Se estamos em Cristo não temos o que temer. O Semeador supremo sabe quando colher a sua semente preciosa.

IV.) A NECESSIDADE DE FÉ, PACIÊNCIA E PERSEVERANÇA
> Elucidar também a parábola do grão de mostarda.
> Para se lançar a semente é necessário ter fé que um dia ela vai nascer, e é necessário ter paciência e perseverança para esperar que se torne um grão cheio na espiga ou uma árvore cheia de ramos.
> As coisas não acontecem da noite para o dia – ver v. 27
> Devemos lançar a semente dos nossos sonhos, pois um dia eles se tornarão realidade, e serão benção não apenas para nós, mas também para todos os que nos cercam!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra – SP, 18.06.2003

Publicidade

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Série sobre as Parábolas de Jesus, Esboços de Sermões - Sermões Expositivos e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s