11 de Setembro de 2001, o Dia que Marcou a História

11162150263413TEXTO: Salmo 121.1-8

INTRODUÇÃO
> Dia 11.09.2001 entra para história como o dia em que ocorreu o mais violento ataque terrorista de todos os tempos até então.
> Torres gêmeas em Manhatam (símbolo do centro financeiro dos EUA) e Prédios do Pentágono (símbolo do centro de inteligência militar dos EUA).
> Ação coordenada de maneira minuciosa a ponto de 4 aviões serem sequestrados simultaneamente em aeroportos diferentes; muitos meses de preparo; muito dinheiro dispendido.
> História mundial vai mudar – alguns afirmam
> EUA não vão mais tolerar o terrorismo.
> Alguns temem uma 3a Guerra de proporções mundiais

TRANSIÇÃO
> Creio que nós deveríamos fazer a leitura (ou seja, procurar o entendimento) destes acontecimentos levando em consideração e nos lembrando de alguns DETALHES:

I.) DEUS É A NOSSA ÚNICA FONTE DE SEGURANÇA
> A maior potência do mundo, com a maior economia do mundo, com a maior tecnologia do mundo, com a maior agência de informações secretas do mundo, com os mais avançados sistemas de segurança do mundo, não puderam evitar este ato de terrorismo. Porque?
“… se o SENHOR não guardara cidade, em vão vigia a sentinela’’ (S1127.1b).
> Salmo 121.1-3a,5-8.
> Segurança de salvação: Nós queremos viver, nós queremos acompanhar a história do mundo, nós queremos alcançar nossos alvos, mas se por acaso nossa vida for interrompida bruscamente (e isso só acontecerá se Deus permitir e ainda assim Ele não perderá o controle da situação), nós temos a certeza que imediatamente nos encontraremos com o Senhor.
> “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? … Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8.35,38-39).

II.) DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS
> Ler Salmo 121.3b-4.
> Deus jamais é pego de surpresa ou desprevenido!
“Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados” (Mt 10.29-30).
> Deus esteve no controle (e até presidiu) acontecimentos como: Dilúvio; Destruição de várias nações da antiguidade; Primeira e Segunda Guerras mundiais, Guerra do Golfo,etc. Deus continuava no controle quando milhares de judeus eram massacrados e assassinados pelos nazistas nos campos de concentração durante a segunda grande guerra! Deus jamais perde o controle!
> Ele é o Senhor da história. Ele cuida dos pequenos detalhes da nossa vida e dos grandes detalhes da história mundial! Este é o nosso Deus!

III.) DEUS FALA POR MEIO DAS CIRCUNSTÂNCIAS
> Foram atingidos dois grandes pontos dos quais os Americanos se orgulhavam. Na verdade o próprio orgulho dos EUA foi atingido, foi ferido. Muitas vezes quando somos atingidos em nosso orgulho, pode ser que Deus esteja querendo nos falar algo. Quando Deus permitiu a invasão de Jerusalém, permitiu que o templo fosse destruído e profanado ! Porque ? Para punir os judeus pelos seus pecados, mas também para chamar a sua atenção para que se voltassem para Ele.
> Os EUA sempre identificado como um país temente a Deus. Será que hoje o capitalismo, as riquezas, e os bens de consumo não tomaram o lugar de Deus? Não seria esta uma forma de Deus lhes chamar a atenção?
> Aplicação pessoal: que isso não aconteça conosco; que Deus não tenha necessidade de chamar a nossa atenção !

IV.) DEUS ESTÁ APONTANDO PARA A IMINENTE SEGUNDA VINDA DE CRISTO
> Jesus, quando falava dos sinais da sua vinda, disse: “E, certamente, ouvireis faiar de guerras e rumores de guerras … Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares” (Mt 24.6-7).
> Como se não bastasse isso, vemos também:
a. efeitos da globalização – um acontecimento desses afeta economia mundial b. hoje vemos tudo ao vivo e a cores – há 30 ou 40 anos atrás não era assim ! Exemplo jornais há 100 anos atrás (Estadão – coluna “Há um século” – noticias demoravam a chegar !). Este é um sinal inequívoco dos finais dos tempos. O mundo hoje é uma aldeia global fácil de ser controlado !

CONCLUSÃO
> Repassar os pontos acima procurando tirar aplicações práticas para as nossas vidas !
> Orar!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra em 12.09.2001

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Sermões Temáticos e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s