Consolidando a Conquista – Série Neemias (Parte 8)

lidar com diferençasTexto: Neemias 7.1-73

Introdução
> Sem objetivos claramente definidos é impossível construir um espírito de equipe. Ao estabelecer alvos atingíveis é necessário que se faça provisão para a avaliação do progresso e para o preparo do próximo objetivo.
> Neemias mediu seu progresso (Ne 4.6; 6.1,15). Fez provisão para interrupções (4.10,13; 5.1-13). Antes de completar o muro, ele avaliou toda a situação. A oposição que sofria não impediu que ele planejasse para o futuro. A “fase dois” da operação, ou seja, a consolidação da obra (Ne 7 e 11) provavelmente já estava formulada em sua mente.
> O planejamento com antecedência que Neemias fez demonstra como podemos preparar-nos adequadamente para o futuro.

Transição
> Os capítulos 1 a 6 demonstram como Neemias atingiu seu objetivo, a edificação do muro. O capítulo 7 é de transição e relata os primeiros passos para a consolidação da obra. Devemos seguir os mesmos passos de Neemias no processo de consolidação daquilo que já conquistamos em nossa liderança.

I.) Selecione homens dignos de confiança – v. 2
> Neemias inicia a “fase dois” selecionando homens dignos de confiança aos quais ele pode delegar certas responsabilidades.
> Em relação a Hanani, possivelmente tendo sido criado no mesmo lar que Neemias, este sabe que Hanani teve o mesmo treinamento básico que ele próprio teve o privilégio de receber. O escolheu não por ser seu irmão, mas por tratar-se de alguém com capacitação e integridade.
> Quanto a Hananias, o próprio texto diz o porque de ter sido escolhido – v. 2
> Neemias lhes dá orientações bastante claras – v. 3
> “O melhor executivo é aquele que tem bom senso em escolher bons homens para executar o que ele quer que se faça, e autocontrole suficiente para não se intrometer com eles quando eles estiverem executando” (Roosevelt).

II.) Resguarde o bem estar espiritual de seu povo – v. 5-7, 61-65
> Se o sacerdócio estiver corrupto, sua influência finalmente destruirá a fibra moral e espiritual do povo. O perigo que o povo enfrenta é muito grande e não pode ser resolvido com base em meros sentimentos. Um sacerdócio puro é essencial se o povo deseja manter um relacionamento correto com o Senhor.
> Existem homens ocupando púlpitos que estão “impuros”. Eles “se casaram” com falsas doutrinas, seu ensino é corrupto e suas vidas são um fingimento.
> Precisamos de homens alicerçados na Bíblia e na verdadeira teologia bíblica, que declararão com fidelidade “todo o conselho de Deus” (At 20.27).

III.) Providencie sustento adequado para os trabalhadores da obra de Deus – v. 70-73
> Do exemplo de Neemias vemos a necessidade de sustentar adequadamente a obra do Senhor.
> Os crentes devem sustentar as organizações cristãs para o avanço da causa de Cristo!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra com ajuda da leitura do livro “Neemias e a dinâmica da liderança eficaz” de Ciril J. Barber- Ed. Vida.

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Série Neemias, Esboços de Sermões - Sermões Expositivos, Liderança e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s