Como Experimentar um Despertamento Espiritual – Série Neemias (Parte 9)

139_feTexto: Neemias capítulos 8 a 10. Inicialmente ler Ne 8.10 b

Introdução
> O texto diz: “… não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força” (Ne 8.10 b)
> O nosso inimigo e várias outras circunstâncias (geralmente produzidas por nossas próprias negligências), muitas vezes nos roubam a nossa alegria e conseqüentemente minam as nossas forças.

Transição
> Para que haja verdadeira alegria em nossas vidas é necessário experimentarmos um genuíno avivamento (despertamento) espiritual.
> O texto nos mostra alguns elementos indispensáveis para um verdadeiro despertamento espiritual (todos os avivamentos espirituais ocorridos na história bíblica e na história posterior tiveram as marcas e os elementos descritos abaixo).

I.) Volta à Palavra do Senhor – Ne 8.1-3, 8
> Esta volta (retorno) á Palavra do Senhor deve produzir obediência. A decisão de guardar a festa dos tabernáculos mostra a submissão do povo à autoridade da Palavra de Deus – v. 13, 14, 16-18.
> Você deseja sinceramente um despertamento espiritual em sua vida? É necessária uma volta à Palavra com disposição de a obedecer. O que temos feito de prático nesta direção?

II.) Arrependimento e Confissão de Pecados – Ne 9.1-3
> O povo se arrepende de seus pecados e os confessa a Deus.
> Textos sobre confissão – Pv 28.13; 1 Jo 1.9
> Qual tem sido nosso grau de arrependimento? Genuíno a ponto de produzir mudança ou apenas um remorso passageiro após o qual rapidamente voltamos às antigas práticas?

III.) Aprendizado com as Lições da História – Ne 9. 16, 26, 29, 30.
> O ideal seria ler com calma e meditando os v. 6-37.
> A história de seu povo (para os judeus do tempo de Neemias) serve para admoestá-los das conseqüências do esquecimento e da desobediência.
> Aqueles que não aprendem as lições da história são condenados a repeti-las sempre.
> A desobediência apenas rouba-nos o melhor de Deus.
> Todos nós andamos nos passos de homens ilustres, e de suas experiências aprendemos os benefícios da piedade e as tristes conseqüências dos desvios espirituais.
> Temos aprendido com as lições da história ou vamos sofrer desnecessariamente o que outros já sofreram?

IV.) Renovação da Aliança com o Senhor – Ne 9.38; 10.28, 29
> Nos versos 30-39 se especificam as áreas em que os Israelitas se comprometiam a renovar sua aliança com o Senhor.
> Em determinados momentos devemos parar, refletir, pensar, confessar e renovar (talvez até mesmo de forma escrita) nossa aliança com Deus.
> Será que este momento não é uma ocasião propícia para uma renovação de aliança com o Senhor? Conclusão
> Ler e lembrar de 2 Cr 7.14 e da promessa de Deus de que se cumprirmos as condições prescritas, o Senhor nos ouvirá dos céus, perdoará os nossos pecados e sarará a nossa terra!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra com ajuda de Cyril J. Barber
SP, 10 de Abril de 2008.

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Série Neemias, Esboços de Sermões - Sermões Expositivos, Liderança e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Como Experimentar um Despertamento Espiritual – Série Neemias (Parte 9)

  1. joao disse:

    Excelente trabalho, parabéns meus irmãos pela dedicação nesse trabalho que fazem. E muito útil pra nós, obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s