Avalie sua Vida pela Alegria e pela Fé

alegria-1TEXTO: 2 Co 5.10

INTRODUÇÃO
> Sugiro que façamos uma avaliação sincera e que se ao final descobrirmos que precisamos mudar em alguma área ou em todas as áreas, reconsagremos nossas vidas a Deus de todo o nosso coração.
> Devemos nos avaliar porque o nosso Deus é um Deus que vê e avalia.
> Vejamos os seguintes textos: Rm 14.10-12; 1 Co 3.11-15; 2 Co 5.10

PROPOSIÇÃO
> Deus é um Deus que avalia. Consequentemente nós também devemos nos avaliar. Vejamos agora, dentre tantas outras, duas áreas nas quais devemos nos avaliar.

I.) AVALIE A SUA VIDA PELA ALEGRIA
> A alegria é um dos aspectos do fruto do Espírito – Gl 5.22
> A alegria tende a depender das circunstâncias, mas ela pode ser permanente. Como? Quando levamos a sério nossa vida de comunhão com Deus, a despeito de toda e qualquer circunstância podemos viver alegres.
> Ler Pv 15.13; Lc 6.45; Fp 3.1; 4.4
> O hábito de resmungar e se queixar, a tendência de ser negativo, refletem em parte a qualidade (ou a falta de qualidade) da sua vida espiritual.
> A alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8.10), é aquilo que nos move, nos motiva, nos impulsiona, nos fortalece. Por isso devemos estar atentos às estratégias de Satanás para nos roubar a alegria e jamais devemos deixar de buscar a alegria na fonte certa (o Senhor e não outras coisas), pois se perdermos a alegria, perdemos a força, motivação, etc.
> Não ganhe a reputação de palhaço, de sempre estar brincando, de não levar nada a sério. Não afaste a presença de Deus de um momento sagrado com uma anedota inoportuna ou imprópria.

F2_1_~1II.) AVALIE A SUA VIDA PELA SUA FÉ
> A fé é indispensável para conquistarmos grandes bênçãos e grandes vitórias, mas a verdadeira fé é demonstrada de fato quando passamos por lutas, tribulações, dificuldades, e até certos fracassos e derrotas.
1. Avalie a sua vida pela profundidade da sua confiança – Rm 8.28; Jr 29.11. Você confia no caráter de Deus e no seu propósito e controle sobre a sua vida?
2. Avalie a sua fé pela sua obediência – Se creio de todo o meu coração na Palavra de Deus, sempre estarei disposto a obedecer.
3. Avalie a sua fé pela sua capacidade de ver as coisas da perspectiva de Deus – Ex. do copo com água pela metade. Que metade você vê? A com água ou a sem água?
4. Avalie a sua fé pela sua iniciativa – Não esperar Deus abrir o mar para colocarmos o pé na água, mas colocar o pé na água para que o mar se abra! Ex. Conquista de Jericó.
5. Avalie a sua fé pela sua capacidade de louvar apesar das circunstâncias – A fé pode ter as costas sangrando, os pés em grilhões, mas à meia-noite ela irá juntar-se a Paulo e Silas e cantar louvores a Deus.
6. Avalie a sua fé pela sua capacidade de perseverar – Ex. Jó e Adoniram Judson

CONCLUSÃO
> Se formos sinceros em avaliar a nossa alegria e principalmente a nossa fé, veremos o quanto estamos longe do propósito de Deus. Você está disposto a pagar o preço por um fé verdadeira e inabalável?

Esboço baseado no livro “Avalie a sua vida” de Wesley Duewel.

Anúncios

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Série sobre Fé, Esboços de Sermões - Sermões Temáticos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s