Introdução
> Este lindo salmo das Escrituras Sagradas nos mostra algumas características que devemos ter. Quando colocarmos tais características em prática nas nossas vidas, as consequências serão bênçãos maravilhosas e muito preciosas. Vejamos quais são estas características e quais são estas bençãos.
I.) Características que devemos ter
1.) Desejar estar na presença de Deus – v. 1-4,10
> As palavras “tabernáculos” (v.1), “átrios” (v.2) e “altares” (v.3), podem significar na Nova Aliança a presença de Deus e a comunhão com os santos.
2.) Fazer de Deus a nossa força – v. 5a
> A palavra “força” significa vigor, energia.
3.) Ter uma vida interior em ordem – v. 5b
> “… em cujo coração se encontram os caminhos aplanados …”
> “Coração” aqui aponta para o interior, a vida interior. “Caminhos aplanados” aqui fala de alinhamento, nivelamento. Ver SI 24.3-4; precisamos estar com a vida interior e exterior (relacionamentos, protestos, dívidas) em ordem, porém a vida exterior em ordem procede da vida interior em ordem.
4.) Andar na Retidão – v. 11
> “Retidão” é a qualidade de reto. “Reto” que não tem curvatura ou sinuosidade (irregularidade), que segue sempre a mesma direção; direito; justo; íntegro.
5.) Colocar a nossa confiança em Deus – v. 12
> Não devemos confiar em outros, e nem em nós mesmos. Ex.: Reis de Israel ou Judá que muitas vezes preferiam confiar em reis e exércitos de nações vizinhas ao invés de confiar em Deus. “Confiar” significa esperar, descansar.
II.) Bençãos alcançadas pelos que têm tais características
1.) São pessoas felizes – v. 4,5,12
> “Bem-aventurado” significa feliz, quão feliz. Não são infelizes, são felizes, contentes, alegres.
2.) Transformam seus problemas em bençãos – v. 6
> “… o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial…” Vale de Baca, não se trata de um lugar específico, sendo antes uma referência a um lugar de lágrimas (Baca vem da raiz verbal que significa “chorar”) ou a um vale de desolação.
> “… de bênçãos o cobre a primeira chuva …” As chuvas também fazem-no ficar atapetado de relva e flores.
> Ao invés de se lastimarem das lutas, vêm nelas uma oportunidade de aprender de Deus, de crescerem na fé e em maturidade.
3.) Progridem espiritualmente – v. 7a
> “Vão indo de força em força …” A ideia é de um peregrino que vai vencendo as dificuldades na caminhada até chegar ao seu destino. “Cada um deles aparece diante de Deus em Sião” O nosso destino, a nossa Sião é o Céu !
> Ver Pv 4.18; Is 40.31
4.) Podem adentrar à presença de Deus em oração – v. 8-9
> Podem clamar com intensidade sabendo que Deus os ouvirá !
5.) Têm Deus como sol e escudo – v. 9,11a
> “Sol” aqui significa luz, alegria, calor, energia.
> “Escudo” significa proteção. Ele nos protege, é a nossa proteção.
6.) Recebem de Deus graça, glória, provisão e suprimento – v. 11b
> “Graça”, riquezas do seu favor; “Glória”, luz da sua presença; “Provisão e Suprimento”, “…nenhum bem sonega aos que andam retamente”.
Pr. Ronaldo Guedes Beserra -19.07.2000