Introdução
– A narrativa começa falando de um homem cego, assentado à beira do caminho, pedindo esmolas. A narrativa termina dizendo sobre este mesmo homem que ele estava vendo, andando (seguindo a Jesus) e cheio de alegria glorificando a Deus.
– Deus efetuou uma modificação radical na vida deste cego e pode efetuar modificações radicais em nossas vidas hoje.
– Todos nós temos situações ou circunstâncias que gostaríamos de ver modificadas em nossas vidas e nas vidas daqueles a quem amamos.
Transição
– A partir do exemplo do cego de Jericó, o texto nos mostra algumas Atitudes que devemos ter para que modificações radicais ocorram em nossas vidas.
I.) Crer na Possibilidade de Mudança
– O cego creu que ele poderia sair daquela situação em que estava. Aplicar!!!
– O cego não se conformou àquela situação. Talvez outros cegos ou doentes estivessem ali à beira do caminho na mesma situação mas não “enxergaram” a possibilidade de mudança.
– Se nos conformarmos às situações, elas jamais mudarão. Se conformar à uma vida sem propósito, à mediocridade, a um relacionamento conjugal desequilibrado, situações financeiras, profissionais, vida cristã.
– Exemplo: Davi não se conformou com as afrontas de Golias.
– Aplicar: Você crê que Deus pode modificar a circunstância que você atravessa?
II.) Aproveitar as Oportunidades
– O cego esteve atento àquela oportunidade e não a deixou escapar.
– Boas oportunidades podem não passar à nossa frente mais que uma vez!
– Temos que ser insistentes no aproveitamento das boas oportunidades, pois sempre teremos impedimentos, contra-tempos, pessoas nos desestimulando, etc. – v.39
– Ilustração do homem que enfrentou enchente dizendo que Deus viria salvá-lo enquanto que Deus providenciava maneiras de ele se salvar através de pessoas que lhe ofereciam ajuda.
– Exemplos: José na libertação do copeiro uma oportunidade; Meu exemplo quando surgiu a oportunidade de pastorear a PIEC
– Alguns hoje talvez estejam colhendo o resultado de terem deixado muitas boas oportunidades terem escapado!
– Aplicar: Você está pronto a estar atento e disposto para aproveitar as oportunidades que Deus lhe der?
III.) Clamar de Todo o Coração
– O cego clamou de todo o coração, a plenos pulmões. Quando lhe repreenderam ele clamou mais alto ainda.
– Quando clamamos de todo o coração, Deus sempre pára para nos ouvir. A um coração contrito e quebrantado Deus jamais desprezará.
– Se você está clamando de todo o seu coração, mesmo em silêncio, Jesus lhe pergunta: “Que queres que eu te faça?”
Conclusão
– Estamos iniciando um novo ano. Deus pode modificar toda e qualquer situação. Faça a sua parte: Creia, Aproveite as oportunidades, e clame, pois não há nada que Deus não possa mudar, não há nada demasiadamente impossível para o nosso Deus !
Pr. Ronaldo Guedes Beserra – 05.01.2005
Creio eu no Deus que tudo pode; estive eu cego, perdido e morto, mas um grande milagre se fez em minha vida e liberto sim eu hoje estou; livre pela graça de Deus (João 8.32; Filipenses 2.5).
Gostei muito ,obrigado que Deus lhe abençoe.