Evitando o Sofrimento na Família

Familia1Texto: Gênesis 16.1-6

Introdução
> O lar, a família pode sofrer por causas naturais ou por conseqüências de atitudes erradas.
> Causas naturais seriam uma enfermidade, a morte de um familiar, um acidente, um roubo, etc. Se, todavia, uma família estiver sofrendo e não for por conseqüência de uma causa natural, muito provavelmente é devido a alguma atitude errada que tem causado o sofrimento.

Transição
> Devemos de todas as formas evitar trazer sofrimento para o nosso lar.
> O texto nos mostra algumas atitudes erradas a serem evitadas a fim de impedir que enfrentemos o sofrimento em nosso lar.

I.) Agir sob Pressão – v. 1-3
> Tanto Sara quanto Abraão agiram sob pressão.
> Pressões sobre Sara: o fato de não ter conseguido ter filhos, de não ter dado filhos a seu marido; a vergonha que isso lhe causava e talvez representasse na sociedade da época; talvez uma pontinha de decepção com Deus (“… O Senhor me tem impedido de ter filhos…” – v.2).
> Pressões sobre Abraão: o fato de ele não ter nenhum herdeiro biológico (Gn 15.2,3); o fato de ele saber que sua mulher muito desejava um filho (o fato de Abraão ter concordado com Sara não significa que ele tenha meramente se motivado a possuir uma mulher mais jovem, mas que compreendia a dor de sua mulher e queria de alguma forma alegrá-la, e nesse intento terminou agindo sob pressão); o fato de que já se haviam passado 10 anos em Canaã (v. 3).
> Devemos tomar muito cuidado para não agirmos sob pressão, sob pena de termos de enfrentar duras conseqüências, inclusive no contexto do lar, da família.
> Ex. de Saul quando pressionado pelas circunstâncias ofereceu sacrifícios no lugar de Samuel. Como conseqüência, Saul foi rejeitado como Rei de Israel (1 Sm 13.8-14).

II.) Desprezo – v. 4
> Hagar ao perceber que concebera desprezou sua senhora.
> Jamais devemos desprezar ninguém, mesmo que seja nosso maior inimigo, que tenhamos pontos de vista diferentes ou não concordemos com a atitude um do outro. A pessoa que despreza outrem está se julgando superior. Nenhum ser humano é superior a outro, somos todos feitos do mesmo material, ou seja, de barro, do pó da terra.
> O preconceito de qualquer natureza (sexo, cor, raça, condição social, religião, condição intelectual, etc) é uma forma de desprezo.
> Se não devemos desprezar ninguém, nunca, quanto mais no que se refere ao convívio do lar!

III.) Não Assumir a Culpa que nos Cabe – v. 5
> Que grande problema Abraão arrumou!
> Sem razão alguma, Sara colocou a culpa de sua infelicidade doméstica sobre Abraão.
> Ex. Adão e Eva que não assumiram a culpa que lhes cabia (Gn 3.11-13).
> Enquanto não aprendermos a assumir a parte da culpa que nos cabe em nossos conflitos familiares, traremos sofrimento ao nosso lar!

IV.) Omissão – v. 6 a
> Lavar as mãos, tirar o corpo fora. Abraão mostrou-se maleável sob o plano e a censura de sua mulher e rápido em lavar as mãos quanto ao resultado.
> Ver Lc 12.47,48; Tg 4.17. Pensar nas implicações destes ensinos no contexto da família.

familia1 (1)V.) Humilhação – v. 6 b
> Traduções: humilhou-a; maltratou; afligiu-a.
> Humilhar os outros, principalmente os da própria família, também traz tristes conseqüências: aqui no caso, Hagar, uma mulher grávida, terminou fugindo de casa.
> Quantos maridos humilham e maltratam suas esposas em público; quantos pais humilham e maltratam seus filhos na frente de outras pessoas!
> Sara mostrou o ódio atrás do palavrório sobre justiça (v. 5,6). Precisamos sondar e pedir a Deus que sonde as verdadeiras motivações de nossos corações!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Série sobre Família, Família e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s