Passos para um Casamento com Êxito

couple-close-up-profileTEXTO: João 2.1-11

INTRODUÇÃO
> Falar sobre a importância do casamento aos olhos de Deus: Foi Ele quem idealizou o casamento (a família) e realizou o primeiro casamento da história; Jesus escolheu um casamento para realizar o primeiro de seus sinais.
> O casamento como instituição está muito desvalorizado em nossos dias: auto índice de divórcios; as pessoas casam-se com a mentalidade errada (só para satisfazerem a si próprios, se não der certo separa); vivemos em uma crise de fidelidade conjugal (os homens brasileiros foram considerados os mais promíscuos do mundo em recente pesquisa realizada – em média 11 mulheres durante a vida).

TRANSIÇÃO
> Diante deste quadro terrível, como ter um casamento bem sucedido? O texto nos ajuda a encontrar alguns passos para um casamento bem sucedido:

I.) Convidar Jesus para o casamento
> Para um casamento ser bem sucedido é necessário que antes de mais nada, de coração, os noivos convidem, peçam que o Senhor Jesus faça parte de sua vida conjugal, de seu novo lar, da nova família que se forma. É por isso que estamos hoje aqui consagrando ao Senhor esta união!

II.) Fazer tudo o que Jesus disser
> O vinho representa a alegria. Há momentos em nossas vidas conjugais em que o vinho pode acabar! O que fazer? Fazer tudo o que Jesus nos disser!

> Aos maridos Ele diz:
– “Portanto, deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão os dois uma só carne” (Gn 2.24).
– “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.25).
– “Igualmente, vós, maridos’, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não seja impedidas as vossas orações” (1 Pe 3.7).

> Às esposas Ele diz:
– “Olha pelo governo da sua casa, e não come o pão da preguiça” (Pv 31.27).
– “Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido” (1 Co 7.10).
– “Da mesma forma as mulheres sejam respeitáveis, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo” (1 Tm 3.11).
– “Semelhantemente, vós, mulheres, sede submissas a vossos próprios maridos, para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, pelo procedimento de suas mulheres sejam ganhos sem palavra” (1 Pe 3.1).

> A ambos a Palavra de Deus ensina sobre o perdão, sobre os papéis de marido e mulher, sobre a comunicação no lar, sobre o sexo do ponto de vista de Deus, sobre as finanças no lar, sobre relacionamento com familiares, criação de filhos, etc.
> Na festa de casamento em Cana, Jesus mandou que os serventes fizessem algo completamente ilógico aos olhos humanos (v.7,8). A Palavra de Deus tem algumas instruções aparentemente ilógicas aos olhos humanos em relação à vida conjugal (principalmente para os padrões do século XXI), mas se as colocarmos em prática veremos os milagres acontecerem em nossos casamentos, assim como ocorreram na festa de casamento de Cana.

CONCLUSÃO
> Se fizermos tudo o que Ele nos disser, conservaremos o bom vinho até o final de nossa vida conjugal (até que a morte nos separe)! – v. 10

Pr. Ronaldo Guedes Beserra

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Casais, Esboços de Sermão - Série Casamento, Família e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Passos para um Casamento com Êxito

  1. Marcelo disse:

    Parabéns pelo SITE de grande importância para o anúncio da Palavra de DEUS.

  2. Carlos Silva disse:

    Graças a Deus pude me posicionar nesta palavra … ela me trouxe muita informação; Deus abençoe em nome de Jesus … sou aqui de Cuiabá – MT.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s