Introdução: As palavras de Jesus no texto acima estão carregadas da mais pura sabedoria. Chamar à atenção a elas a partir do texto de Pv 4.5-12.
Transição: O texto nos mostra Quatro Chamados aos quais devemos estar atentos:
I.) Um Chamado ao Investimento Espiritual – v. 19-21
> Traça e ferrugem corroem o que é perecível e ladrões roubam os tesouros que não perecem.
> Qual é o seu verdadeiro tesouro? É Deus e as coisas espirituais? Você demonstra isso na prática da sua vida?
> Como ajuntar tesouros no céu? Aplicando tempo nas coisas espirituais (Vida disciplinada de oração e meditação nas Escrituras; Comparecendo aos cultos para adorar, orar e receber ensinamento); Aplicando recursos na obra de Deus e para auxílio de necessitados; Aplicando habilidades e talentos para o crescimento da obra de Deus; Vivendo uma vida honesta e irrepreensível.
> Ver 1 Timóteo 6.6-12, 17-19
> Martinho Lutero disse: “O que o homem ama, este é o seu Deus”.
II.) Um Chamado à Simplicidade – v. 22-23
> Se alguém tem boa visão então pode fazer muitas coisas sem dificuldade (andar, trabalhar, ler, dirigir, desenvolver naturalmente sua vida). Se alguém não tem boa visão ou nenhuma visão, mesmo que tenha outros sentidos aguçados, tem dificuldade para fazer muitas coisas.
> Se temos boa visão espiritual, se vemos as coisas bem claras espiritualmente, teremos uma vida equilibrada e feliz. Se as coisas espirituais para nós estão embaçadas ou invisíveis, nossa vida se desequilibrará.
> Como está a sua visão espiritual, você está vendo as coisas claramente ou embaçadas? Como podemos ver as coisas espirituais de forma clara? Ver Pv 4.25-26 com Sl 119.105
> Se você vê as coisas com simplicidade, sem maldade, sem malícia (embora nunca devamos deixar de ser prudentes) seus olhos são bons e todo seu corpo é luminoso (há uma atmosfera de luz sobre você), mas se você vê tudo com maldade, malícia (pureza no olhar), com ruindade, seus olhos são maus, você está em grandes trevas (há uma atmosfera de trevas sobre você!)
III.) Um Chamado à Fidelidade – v. 24
> Deus não nos obriga a servi-lo, mas se decidirmos servi-lo deve ser com exclusividade
> Ex. Você não se casaria com uma pessoa que de antemão já lhe diria que seria infiel
> Ver 1 Rs 18.21; Tg 1.6b-8; 4.8
IV.) Um Chamado à Confiança – v. 25-34
> Todo medo e cuidado desgastante é uma evidência da falta de fé na soberania e suficiência de Deus. Por causa de seu cuidado e provisão, toda ansiedade é supérflua.
> Pensar ou prevenir-se quanto às coisas temporais, é exigido pela Bíblia e pelo senso comum.
> Somos mais valiosos que muitos pardais. Por quem Jesus morreu para redimir com seu sangue? Ele alimentou 2 milhões de pessoas durante 40 anos no deserto!
> Elucidar os versos 25-32, 34. O v. 33 resume a ideia dos quatro chamados. Confira!!!
Conclusão: Repassar os pontos e orar!
Pr. Ronaldo Guedes Beserra
Muito bommm