A Verdadeira Obra do Espírito: Sinais de Autenticidade (Baseado no Livro de Jonathan Edwards)

livro-a-verdadeira-obra-do-espirito-194x300Texto: 1 João 4.1-21

A.) Sinais que supostamente negam uma obra espiritual
1. Nada pode ser concluído com certeza a partir do fato de que uma obra é realizada de maneira muito incomum e extraordinária, desde que a variedade ou diferença ainda esteja dentro dos limites das regras das Escrituras.
2. Uma obra não deve ser julgada por quaisquer efeitos causados no corpo das pessoas, tais como lágrimas, tremores, gemidos, altos clamores, contorções ou fraqueza física.
3. Se há diversas acusações de graves imprudências e irregularidades na conduta de muitos que parecem ser objetos de uma obra do Espírito, isto não prova que tal operação não é do Espírito de Deus.
4. Se alguns dos que foram considerados como sendo guiados pelo Espírito cometerem erros graves ou práticas escandalosas, ainda assim não podemos afirmar que em termos gerais a obra não é do Espírito de Deus.

B.) Sinais Bíblicos de uma obra do Espírito de Deus
1. Quando a operação é tal que engrandece a estima das pessoas por aquele Jesus que nasceu da Virgem e foi crucificado fora dos portões de Jerusalém, parecendo confirmar e estabelecer ainda mais na mente humana a verdade declarada pelo evangelho de que Ele é o Filho de Deus e o Salvador dos homens, isto sem dúvida comprova que tal obra é do Espírito de Deus – 1 Jo 4.2,3
2. Se o espírito que opera agir contra os interesses do reino de Satanás, que consistem em promover e estabelecer o pecado, acalentando as concupiscências mundanas dos homens, então teremos aí uma evidência segura de que tal Espírito é verdadeiro e não falso -1 Jo 4.4,5
3. O espírito que opera gerando nos homens uma profunda consideração pelas Sagradas Escrituras, firmando-os ainda mais na verdade e divindade da Palavra do Senhor, certamente é o Espírito de Deus -1 Jo 4.6
4. Se ao observarmos a maneira de agir de um espírito vemos que ele opera como espírito da verdade, levando as pessoas à verdade e convencendo-as de coisas verdadeiras, então podemos concluir com segurança que esse é o espírito certo e verdadeiro – 1 Jo 4.6 “…o espírito da verdade e o espírito do erro…”.
5. Se o espírito que está em ação em meio a um povo opera como espírito de amor a Deus e ao homem, temos aí um sinal seguro de que este é o Espírito de Deus. O apóstolo João enfatiza este sinal do versículo 6 até o fim do capítulo -1 Jo 4.7-21

espirito-santo-imagemConclusão:
a.) Se uma obra for observada em vários lugares e em grande multidão de pessoas de todos os tipos, a natureza e a tendência do espírito que está agindo poderão ser avaliadas com muito mais certeza e menos perigo de sermos ludibriados do que se ela for vista em um só lugar específico e em apenas determinados homens que já tiveram muito convívio entre si.
b.) Não se deve pensar ou dizer que o grau de influência do Espírito deve ser determinado pela dimensão do efeito físico nas pessoas ou que as melhores experiências sempre são as que exercem maior influência sobre o corpo.
c.) Satanás mantém os homens presos em seus laços até onde pode; mas, quando já não consegue fazê-lo, ele muitas vezes tenta levá-los a exageros, a fim de desonrarem o Senhor e, assim, macular a religião.
d.) O exemplo dos judeus nos tempos de Cristo – escribas, fariseus, sacerdotes, etc. (ver Is 29.14). O perigo do pecado imperdoável – Mt 12.22-32
e.) Aqueles que não conseguem crer que a obra seja verdadeira, por causa de seu grau e forma extraordinários, deveriam considerar o que aconteceu com o cético capitão de Samaria – 2 Rs 7.19

Anúncios

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Defesa da Fé, Teologia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s