O Batismo nas águas

Máquina Jose Gomes 129Introdução
> Na igreja cristã existem duas cerimônias que são essenciais, por serem divinamente ordenadas, a saber, o Batismo nas águas e a Ceia do Senhor. O batismo nas águas é o rito do ingresso na igreja cristã, e simboliza o começo da vida espiritual. A Ceia do Senhor é o rito de comunhão e significa a continuação da vida espiritual. O primeiro sugere a fé em Cristo; o segundo sugere a comunhão com Cristo. O primeiro é administrado somente uma vez, porque pode haver apenas um começo da vida espiritual; o segundo é administrado frequentemente, ensinando que a vida espiritual deve ser alimentada.

A Bíblia nos mostra alguns ENSINOS fundamentais sobre o Batismo nas águas:

I.) O Batismo nas águas é uma ordenança – Mt 28.19; Mc 16.16; At 2.38; 10.47-48; 22.16.

II.) O Batismo nas águas não é condição para salvação, mas todo aquele que sinceramente quer servir a Cristo, tem prazer em obedecê-lo – Lc 23.32-33,39-43; Jo 14.15,21.
> O Batismo nas águas não é condição para salvação (Lc 23.32-33,39-43). Caso fosse, o ladrão da cruz não seria sido salvo, pois não houve tempo hábil para que ele fosse batizado. Muitos recebem a Cristo no leito de enfermidade, multas vezes não havendo tempo ou condições para que o indivíduo seja batizado. Nem por isso deixará de ser salvo.
> As pessoas são batizadas, não para serem salvas, mas porque já são salvas. O Batismo é o testemunho (ato) exterior de algo que já aconteceu no interior do batizando.
> O Batismo nas águas é essencial para a Integral obediência a Cristo (Jo 14.15,21). Como a eleição do presidente da nação se completa pela sua posse do governo, assim a eleição do convertido pela graça de Deus se completa (ou melhor, se confirma) por sua pública admissão como membro da igreja de Cristo pelo Batismo.
> A pessoa que não tem condições de ser batizada, não deixará de ser salva por isso, mas aquele que tem condições de ser batizado e não o faz, coloca em dúvida a sua experiência de conversão (novo nascimento).

III.) O Batismo nas águas significa testemunhar publicamente do arrependimento dos pecados e da fé em Jesus – At 2.38; Mc 1.15; Mt 10.32-33.
> A pessoa que se batiza está dando testemunho diante de todos os presentes (e diante de todos que quiserem ouvir e ver), de que:
– reconhece que é um pecador (Rm 3.23)
– se arrepende dos seus pecados (Mc 1.5; At 2.38)
– entende que por seus próprios esforços não pode salvar-se (Ef 2.8-9)
– crê que somente Jesus é o caminho para a salvação (Jo 14.6; 1 Tm 2.5).

IV.) O Batismo nas águas significa assumir publicamente um compromisso com Deus e com uma igreja (e liderança) local – Dt 10.12-13; Hb 10.25; 13.17.
> Compromisso com Deus
> Compromisso com a igreja e sua liderança. Como? Congregando, participando das atividades, procurando ter comunhão com os irmãos, assumindo responsabilidades na Igreja quando solicitado, honrando e sendo submisso aos líderes.
> Existem pessoas que dizem “… eu faço parte do corpo de Cristo “… eu faço parte da igreja de Cristo meu pastor é Jesus Cristo …” no sentido de não estarem dispostas a assumirem compromisso com uma igreja local e sua liderança. As frases citadas acima são absolutamente verdadeiras e corretas desde que acompanhadas de um compromisso com uma igreja local e sua liderança.

117148078V.) O Batismo nas águas significa morrer para a velha natureza e reviver (ressurgir, ressuscitar) em novidade de vida (nova natureza) – Rm 6.3-4; Gl 3.27; Cl 2.12; 2 Co 5.17.
> A imersão nas águas, corresponde ao significado simbólico do batismo, a saber, morte, sepultura e ressurreição (Rm 6.3-4).

Conclusão
> O Batismo era prática constante na igreja primitiva. Para confirmar isto veja os seguintes textos: At 2.38-41; 8.12,35-38; 9.17-18; 16.14-15; 16.33; 18.8; 19.5.

Pr. Ronaldo G. Beserra com algumas citações de Myer Pearlman.

Anúncios

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Sermões Temáticos, Teologia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s