Curados da “Lepra” que contamina nossas vidas

naamc3a3TEXTO: 2 Reis 5.1-17

INTRODUÇÃO
> “… era ele herói de guerra (e muitas outras coisas mais, ver v. 1), porém leproso …” (v.1) – Muitos são honrados diante da sociedade, reconhecidos pelos seus contemporâneos, conceituados, são doutores, são inteligentes, têm muito potencial, capazes, têm tudo para serem felizes e bem sucedidos, porém são leprosos, ou seja, infelizes, deprimidos, têm problemas insolúveis, não conseguem se libertar do pecado, não deslancham profissionalmente, etc.
> “… Disse ela à sua senhora …” (v.2-3) – O testemunho dela mudou a vida daquela família. Temos que testemunhar do que Deus tem feito e do que Ele pode fazer!

TRANSIÇÃO
> Assim como Deus curou Naamã desta lepra literal, Ele pode curar você da “lepra” que contamina sua vida.
> O texto nos mostra algumas atitudes a serem tomadas para sermos curados.

I.) DISPOSIÇÃO – v. 4-10
> Naamã não ficou parado, buscou os meios necessários para obter a cura
> Em relação à situação que você está vivendo, verifique o que você pode fazer e faça com disposição; não se entregue; existe a parte de Deus, mas existe também a nossa parte!
> “Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti” (Isaías 60.1) – Descrever o que significa esta declaração; contexto histórico.

II.) ACERCAR-SE DE PESSOAS SÁBIAS – v. 11-13
> Se os oficiais de Naamã não o tivessem aconselhado sabiamente, ele não teria sido curado!
> Textos Pv 11.14; 12.15; 13.10; 15.22

III.) OBEDECER – v. 11-12,14
> Você quer ficar curado? “Mergulhe” sete vezes no Jordão e cuidado com o Orgulho, Ira, Impaciência, teimosia! Você quer ficar curado? Comece a orar diariamente disciplinadamente, meditar na palavra, ir aos cultos, ouvir as mensagens com atenção, participar da EBD, pratique a palavra, perdoe, ame, suporte, seja submisso, obedeça a Palavra, etc!
> Mas não tem um jeito mais fácil? Imponha as mãos sobre mim, faça uma oração forte e tudo bem! No Jordão não, eu só mergulho se for no Abana ou no Farfar em Damasco! Sete mergulhos não, eu só mergulho uma vez! Então fica sem a cura Juarez! Orar não, e não vou ficar falando com as paredes, ler a Bíblia é muito difícil e eu não entendo, pra que ir à igreja sempre, eu não sou fanático, EBD? Eu heim, vou é ficar dormindo no domingo pela manhã, perdoar, amar, suportar, submissão, isso tá fora de moda!
> Pós-modernismo = soluções rápidas; as pessoas também querem transferir isso para o campo espiritual, e aí aparecem os aproveitadores de plantão oferecendo bênçãos instantâneas em troca do seu dinheiro e os incautos caem!

IV.) RENDIÇÃO – v. 15, 17
> Naamã se rendeu ao Senhor
> Cântico antigo: “Eu venho como estou”; pessoas querem estar em melhores condições para se achegarem a Deus e continuam presas a Satanás.
> Venha como está e deixe o Senhor te libertar, não espere mais, se renda e Ele para que Satanás não tenha mais acesso a sua vida!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Sermões Expositivos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Curados da “Lepra” que contamina nossas vidas

  1. paulo cardoso disse:

    Maravilha de mensagem!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s