Elementos para um Casamento Bem Sucedido

Texto: Gênesis 24.1-67; ler inicialmente o v. 67

Introdução
> Para que um casamento seja bem sucedido, é necessário que se observe alguns preceitos, alguns detalhes bem antes de acontecer a cerimônia de casamento e de a vida conjugal começar.

Transição
> A vontade de Deus é que todos sejam abençoados e bem sucedidos em seus matrimônios.
> O texto, a história do casamento de Isaque e Rebeca, mostram alguns requisitos para um casamento bem sucedido, alguns dos quais devem ser observados bem antes do “jogo começar”.

I.) Não se colocar em jugo desigual – v. 1-4
> Segundo a Palavra de Deus em diversos textos, a pessoa cristã deve escolher para ser seu futuro cônjuge, uma pessoa que tenha a mesma fé (2 Co 6.14-18).
> Explicar o que significa jugo: dois animais puxando carro de arar a terra.
> O casamento já começa muito complicado, quando os dois não podem compartilhar uma das coisas mais preciosas no casamento, ou seja, os valores espirituais.
> Se você ainda não se casou e quer começar de forma certa, comece também desta forma não se colocando em jugo desigual.

II.) Buscar orientação e confirmação de Deus – v. 12-20
> O servo de Abraão buscou orientação de Deus para escolher a mulher certa para o filho de seu senhor.
> Muitas pessoas começam relacionamentos e até se casam sem buscarem a menor orientação e direção de Deus e sem pedirem confirmação da vontade de Deus!
> Assim devem fazer as pessoas que ainda não se casaram!

III.) Ter a aprovação e a benção da família – v. 50, 51, 60.
> Ler os versos e elucidar.
> Muitas vezes (talvez não todas as vezes), a falta de aprovação da família pode representar também a falta de aprovação da parte de Deus.
> Para um casamento começar bem sucedido é muito importante haver a aprovação e benção por parte das famílias, de ambas as partes.

IV.) Entender que a união sexual é o ato sagrado que sela o casamento – v. 67
> Se possível ler os versos 63-67.
> Não foi o fato de Isaque e Rebeca terem ido a um cartório ou terem comparecido perante um sacerdote religioso que lhes selou a união, mas sim o relacionamento físico que tiveram (me parece que a Bíblia faz questão de mostrar isso aqui!). Isso não quer dizer que hoje o casamento civil e religioso não tem valor!
> Vivemos em um tempo onde em qualquer relacionamento sem o menor nível de compromisso, o sexo é praticado sem nenhum pudor. Basta lembrar a moda atual do “ficar”.
> A Bíblia diz que ao se unir a uma mulher, o homem se torna uma só carne com ela. Existem pessoas que tem se tornado uma só carne com diversas pessoas diferentes!
> A Bíblia nos ensina que a relação íntima de um casal é algo sagrado que não deve ser desfrutada nem antes e nem fora do casamento. Muitos casais que tem negligenciado este requisito tem colhido ou ainda colherão tristes conseqüências!
> O v. 65 pode representar a importância do pudor e de se guardar a pureza para o casamento. È óbvio que hoje, em nossa cultura, as mulheres não precisam usar véu, mas as pessoas também não precisam ser tão vulgares como muitas vezes tem sido!
> Hoje fala-se muito em “sexo seguro”. Quem inventou o “sexo seguro” foi Deus, só que com outro nome: “casamento”!
> Se há alguém que deseja ter um casamento abençoado, é importante que guarde a pureza na área sexual, para desfrutar desta benção chamada sexo apenas no casamento!

V.) Jamais menosprezar a importância do amor – v. 67
> O texto diz que Isaque amou a Rebeca. Mesmo sem nunca tê-la visto antes, ele a amou.
> Para um casamento ser bem sucedido é imprescindível que haja o amor bíblico que nos é ensinado em 1 Co 13.4-8 a.

Pr. Ronaldo Guedes Beserra

Anúncios

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Casais, Esboços de Sermão - Série Casamento, Esboços de Sermões - Série sobre Família, Família e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Elementos para um Casamento Bem Sucedido

  1. Karen Benetton disse:

    Maravilhosa mensagem! Me lembrou a ministração que o senhor fez em nosso casamento (Karen e Edu). Que Jesus continue usando a sua vida de maneira poderosa Pastor Ronaldo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s