Como nos Aproximar da Presença de Deus

Texto: Hebreus 10.19-22

Introdução
> Imaginar uma situação em que duas pessoas estão com relações rompidas e uma terceira pessoa faz a intermediação no sentido de reconciliar aqueles que não se falam. Através de uma ilustração como esta, podemos ter de forma pálida, um exemplo do que Cristo fez por nós ao nos reconciliar com o Pai.
> No AT tínhamos o templo com um compartimento chamado Santo dos Santos, no qual estava a Arca da Aliança, o qual representava a presença de Deus. Somente o sumo sacerdote, uma vez por ano, com o sangue de um sacrifício inocente poderia entrar neste compartimento (Hb 9.6,7).
> Na Nova Aliança (NT), Cristo entrou na presença de Deus (Santo dos Santos), com seu próprio sangue, de uma vez por todas, para nos perdoar e nos prover um novo e vivo caminho de acesso à presença de Deus (Hb 9.11-14).

Proposição
(AT) Com base na obra de Cristo, o crente pode se aproximar do Todo-Poderoso, pode se aproximar da presença de Deus, do Santo dos Santos.
(ST) O texto de Hb 10.22 define quatro condições de aproximação ou quatro atitudes para aproximação (Quatro condições de aproximação são definidas neste versículo – Guthrie).

I.) Aproximemo-nos com sincero coração – v. 22
> Não pode haver fingimento de uma devoção que não é verídica (Guthrie).
> Não podemos fingir que estamos nos aproximando de Deus com sinceridade quando na verdade não estamos!
> A nossa devoção a Deus em nossa aproximação perante Ele (seja através da oração, da adoração, etc), deve ser verdadeira, não falsa e nem fingida.
> Não podemos fazer nada com a finalidade de sermos vistos e reconhecidos pelos outros. Exemplos das esmolas, da oração e do jejum proferidos por Jesus no Sermão da Montanha (Mt 6.1-6,16-18).
> Quando queremos ter a aprovação dos outros, não estamos nos aproximando de Deus com o coração sincero, verdadeiro!
> Sinceridade no exercício do ministério – 2 Co 2.17
> Qual tem sido a verdadeira motivação de nosso coração quando nos aproximamos de Deus? Temos nos aproximado com um coração sincero e verdadeiro? Ou temos nos enganado a nós mesmos, aproximando-nos com falsidade, fingimento, buscando reconhecimento de homens?

II.) Aproximemo-nos em plena certeza de fé – v. 22
> Mediante a obra de Cristo na cruz, já não há razão para duvidarmos que o acesso à presença de Deus será obtido (ver v. 19-21).
> Não devemos jamais duvidar de que o Senhor está nos ouvindo ao nos aproximarmos dEle em oração, em adoração – ver Hb 11.6; Tg 1.5-8.
> Como crescer em fé? Ouvindo, lendo a Palavra – Rm 10.17
> Temos nos aproximado do Senhor em plena certeza de fé?

III.) Aproximemo-nos tendo os corações purificados de má consciência – v. 22
> “… com a consciência limpa das nossas culpas …” (NTLH)
> “… tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada …” (NVI)
> A metáfora da aspersão (aqui purificação) é derivada do culto ritual levítico, onde é mencionado o sangue aspergido sobre o povo como ratificação da antiga aliança – Ex 24.8 (Guthrie).
> Não devemos nos aproximar da presença de Deus com nossa consciência culpada. Nossa consciência pode estar culpada por pelo menos 2 motivos:
a.) Pecados – Neste caso devemos confessar os nossos pecados e procurar abandoná-los, tomando posse do perdão de Deus mediante o sangue de Jesus derramado para a nossa purificação (1 Jo 1.7,9; Pv 28.13). Alguns pecados exigem reparação (por exemplo, pagar uma dívida).
b.) Falta de relacionamentos em ordem – Neste caso, na medida do possível, devemos buscar viver em paz com todos (Rm 12.18).
> A importância de uma boa consciência – At 24.16; 1 Tm 1.5,18-20; 1 Pe 3.16
> Temos nos aproximado do Senhor com uma boa consciência, com uma consciência limpa e pura?

IV.) Aproximemo-nos tendo lavado o corpo com água pura – v. 22
> No AT, em algumas situações, a pessoa era considerada cerimonialmente impura, como quando tocava em um cadáver por exemplo. Antes de se aproximar do templo ou de alguma cerimônia religiosa, tal pessoa deveria banhar-se (Banho cerimonial).
> Possivelmente, o autor aos Hebreus faz uma correlação aqui. Assim como a pessoa tinha de banhar-se no AT para estar em condições de estar na presença de Deus, hoje nós devemos nos banhar constantemente na água pura que é a Palavra de Deus (ver Ef 5.25,26).
> Assim como a água limpa o nosso corpo, a Palavra limpa o nosso interior – Sl 119.9; Jo 15.3; 17.17; 1 Pe 1.22.
> Temos estudado a Palavra? Temos meditado na Palavra? Temos ouvido a Palavra? Temos nos deixado limpar pela palavra?

Conclusão
> Jesus já fez tudo para que pudéssemos ter um novo e vivo caminho de acesso à presença do Todo-Poderoso, no entanto, devemos ter as atitudes certas ao entrar na presença de Deus: coração sincero, fé convicta, boa consciência e purificação mediante a Palavra de Deus!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra

Anúncios

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Sermões Textuais e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Como nos Aproximar da Presença de Deus

  1. Sou um pastor apaixonado pela pregação expositiva e tenho tentado ensinar a igreja atravéz deste poderoso meio de comunicar a verdade biblica. Algumas das mensagens que tenho preparado e pregado estão no site de nossa igreja wwwibmanancialmarilia.com. Se puder ser utíl, as mensagens estão a disposição para abençoar outros que tem a sublime tarefa de pregar, assim como tenho sido abençoado com as mensagens deste site.
    Pr. Carlos Norberto

  2. Elânio disse:

    Bom dia pastor, gostei muito desse estudo e não importa o meio que fazemos para pregar a Palavra, temos que fazê-lo chegar a todas as criaturas; tenho a certeza que não foi o senhor pastor que tomou essa iniciativa de colocar na internet este estudo, mais sim o Senhor Jesus, através de um homem comum dedicado a salvar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s