Crise: Momento de Oportunidade

Texto: Ne 1.1-3

Introdução
> Em Chinês “Weiji” significa situação perigosa, crise. Esta palavra é formada por dois ideogramas chineses: “Wei”, que significa perigo, e “Ji” que significa oportunidade.
> Portanto, toda crise é um momento de perigo sim, mas também de oportunidade. Tudo depende da maneira como reagimos ao problema.
> Neemias tomou conhecimento do grande momento de crise que o seu povo estava atravessando. O que fazer? Ceder ao perigo ou aproveitar a oportunidade?

Transição
> Toda grande crise traz consigo grandes oportunidades.
> O texto nos mostra as oportunidades que Neemias encontrou em meio à crise que o seu povo estava atravessando.

I.) A crise é uma oportunidade de nos humilharmos, jejuarmos e orarmos – Ne 1.4
> Toda a solução para qualquer tipo de crise começa por aqui!
> Deus até mesmo permite crises para que nos humilhemos, pois caso contrário nos manteríamos orgulhosos!

II.) A crise é uma oportunidade de se dispor como solução para o problema – Ne 2.5,6
> É uma oportunidade de fazer alguma coisa, de se envolver, de se comprometer, de se doar.
> Neemias poderia apenas ter lamentado, murmurado contra os que levaram Jerusalém àquela situação e seguido o seu caminho. Todavia, ele se colocou como uma opção de solução para o problema.

III.) A crise é uma oportunidade para nos unirmos em torno de um mesmo objetivo – Ne 2.17,18
> Não é momento de nos separarmos, de ficarmos expondo nossas diferenças, mas sim momento de união, de nos ajuntarmos, de nos organizarmos para um mesmo ideal.
> No momento de crise, sempre se levanta uma liderança para levar as pessoas à mudança, mas todos devem animar uns aos outros!

IV.) A crise é uma oportunidade para aprendermos a lidar com a oposição – Ne 2.19,20
> Se não aprendermos a lidar com a oposição jamais chegaremos a lugar nenhum, pois em todos os momentos da vida, com maior ou menor intensidade teremos de enfrentar oposições, principalmente quando estamos envolvidos na obra de Deus, pois sabemos que o nosso adversário não está interessado em que ela vá adiante!
> Só poderemos aprender a lidar com a oposição quando estivermos passando por ela. Assim com aprender a andar de bicicleta e a nadar, aprender a lidar com a oposição não se aprende por curso por correspondência. Aprende-se na prática!
> Ver também Ler Ne 2.10; 4.7-9, 21-23; 6.2-4, 8, 12.

V.) A crise é uma oportunidade de reconstruir o que precisa ser reconstruído – Ne 3.1-32
> Neste capítulo vemos alguns princípios a serem seguidos em momentos de crise e no processo de reconstrução:
> Coordenação: Cada pessoa sabia onde devia estar, qual era a sua responsabilidade e o que se esperava dela.
> Cooperação: Homens de lugares diferentes e de diferentes ocupações trabalharam juntos no muro: sacerdotes (v. 1), ourives e perfumistas (v. 8), regentes dos dois distritos (v. 9, 12) um deles auxiliado por suas filhas. Ver ainda versos 20, 31, 32.
> Vale destacar que Neemias não conseguiu sucesso total (v. 5). Todavia, ele não permitiu que isso diminuísse seu otimismo. Trabalhou com os que estavam dispostos a trabalhar e conseguiu realizar o que muitos consideram impossível!
> Aprovação: Neemias se interessou pessoalmente por cada pessoa que trabalhava; conhecia seus nomes, sabia o que estavam fazendo, tratou-os como pessoas e não como objetos, como um meio para se chegar a um fim!
> O que precisa ser reconstruído em sua vida?

Conclusão
> Um dos principais motivos pelos quais havia crise entre os judeus foi removido! Os muros foram reconstruídos! Ver Ne 6.15,16

Anúncios

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Sermões Expositivos e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Crise: Momento de Oportunidade

  1. Erik Silvestre disse:

    Pastor Ronaldo, muito obrigado por essa palavra; sem dúvida Deus falou conosco nessa noite de festa aqui na IEPI. Sempre é bom ser surpreendido por Deus. Ele realmente sabe o que falar no momento certo.
    A crise trás dor e sofrimento, e se formos fracos ela nos engolirá, mas com a ajuda do Espírito Santo de Deus, quem nos dá vida e força temos como abraçar como oportunidade de ser benção, ser usado para mudar, para crescer, para fazer a diferença. Afinal somos filhos do Deus Todo Poderoso.
    Que o Senhor continue a te usar.

    Deus abençoe!

    Grande abraço a você e a toda a PIEC!

    Erik Silvestre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s