Mudança de Mentalidade

TEXTO: Mt 17.20

INTRODUÇÃO
> Povo brasileiro é muito pessimista e tem auto-estima muito baixa. Ex. Músicas ensinadas para as crianças: Boi da cara preta; o cravo brigou com a rosa; atirei o pau no gato; nana neném que a cuca vem pegar; eu sou pobre de marré; ciranda, cirandinha …

TRANSIÇÃO: Algumas Dicas para uma Mudança de Mentalidade

I.) Esteja aberto a mudanças e a novos paradigmas
> Ex. do homem que não quis soltar a corda!
> Nós temos que soltar a corda!
> A Palavra de Deus, os valores de caráter, entre outras coisas não mudam, mas vivemos em um tempo de constantes mudanças. A essência não precisa mudar, mas as estratégias, modelos, métodos, aplicações, etc estão em constantes mudanças!
> Antigamente datilografia, hoje computação; antigamente órgão, hoje bandas;
> Ex. Jesus. Ele rompeu com o velho para estabelecer o novo sem comprometer os valores e nem a mensagem:
> Sacerdotes/Religiosos enfatizavam a lei, a forma (hipócritas, sepulcros caiados), a reputação (o que os outros iam falar), o lugar (templo, sinagoga); Jesus, em comparação (respectivamente), enfatizou a graça (sem menosprezar a lei – basta ver sermão da montanha), a essência (autenticidade, interior), a integridade (o que Deus vê), a atitude (em espírito e em verdade). Por isso Jesus disse que vinho novo precisa ser colocado em odres novos. Temos que fazer o mesmo e não o contrário!

II.) Esteja aberto a encarar os desafios como oportunidades
> Ex. Chamados de Moisés, Gideão, Jeremias.
> Mudanças de Atitudes:
> De negativas: Isso nunca foi feito antes; É muito complicado; Não funcionará nunca; É impossível; Nunca conseguirei resolvê-lo; Não sei fazer isso; É uma mudança radical.
> Para positivas: Tenho a oportunidade de ser o pioneiro em realizar isso; Vou analisar isso sobre outro ângulo; Posso tentar; Sempre existem possibilidades para tudo; Se não tentar, jamais saberei se sou capaz; Posso aprender; Tenho a chance nas mãos.

III.) Esteja aberto a ser um pensador de possibilidades
> Daniel Godri: Jesus pegou 12 pessoas desacreditadas e colocou no coração delas a visão de que poderiam mudar o mundo.
> O “patrão de Jesus” (o Pai) lhe deu uma missão e ele não ficou questionando se era difícil ou impossível. Ele cumpriu a missão!
> Para cumprir sua missão Jesus teve que superar muitas dificuldades: nasceu numa manjedoura, teve que fugir para o Egito, tudo indica que seu pai morreu na sua fase de adolescência ou juventude, sempre foi perseguido por seu opositores, não era rico, pelo menos no inicio de seu ministério não contava com o apoio de pessoal altamente capazes e era questionado pelos seus próprios irmãos. Mas não permitiu que nada disso o impedisse de cumprir sua missão! Quantos por muito menos hoje em dia estão desistindo de tudo!!!
> Abraão acreditou que poderia ter um filho mesmo em idade avançada e que seria pai de numerosas nações; enquanto os irmãos de José não acreditavam nos seus sonhos, ele acreditou que era possível; Moisés acreditou que poderia conduzir 2 milhões de pessoas pelo deserto até a terra prometida; Josué acreditou que poderia entrar com o povo de Israel na terra prometida e conquistá-la; Calebe acreditou nas promessas de Deus e herdou sua parte na herança mesmo que aos 85 anos de idade; Enquanto ninguém acreditou na possibilidade de derrubar o gigante Golias, Davi acreditou e o derrubou, etc.

Dez mandamentos para os pensadores de possibilidades
(Extraído do Livro: “Você pode ser quem deseja” – Robert Schüller – Ed. Vida):
1. Jamais rejeite uma idéia por “ser impossível”;
2. Jamais bloqueie um pensamento útil por trazer problemas, nem espere para começar até que encontre solução para cada problema;
3. Não se oponha a uma possibilidade por nunca tê-la experimentado e não poder imaginar como levá-la a cabo.
4. Jamais obstrua um plano por conter riscos de fracasso.
5. Jamais coopere para a derrota de uma sugestão potencialmente boa por ver que alguns aspectos dela não são bons (Não jogar fora o bêbe com a água do banho);
6. Jamais sufoque uma idéia criadora por ninguém ainda ter conseguido aperfeiçoá-la;
7. Jamais declare que qualquer conceito construtivo seja impossível por lhe faltar tempo, dinheiro, cérebro, energia, talento ou capacidade para explorá-lo (Poder mental, poder financeiro, força e energia são abundantes no mundo e gravitam como o pó de ferro se ajunta ao redor do ímã, em torno das pessoas que têm grandes idéias e que pensam grande);
8. Jamais rejeite um plano ou um projeto simplesmente por ele ser imperfeito;
9. Jamais resista a uma proposta por não ter sido de sua criação, ou porque não receberá o crédito, não terá benefícios pessoais dela, ou pode ser que não viva para vê-la e dela desfrutar.
10. Jamais desista por ter chegado ao fim do caminho. Procure outra estrada e siga adiante.

Pr. Ronaldo Guedes Beserra

Anúncios

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Série sobre Mudança, Esboços de Sermões - Sermões Temáticos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s