TEXTO: Lucas 15.17-20a
INTRODUÇÃO
> Créditos: John Maxwell, “Segredos da atitude”, Ed. Mundo Cristão.
> A atitude é sempre um jogador a mais em seu time.
> Talento não é tudo e nem é suficiente. O talento deve ser acompanhado de atitudes certas, caso contrário, pessoas talentosas não obterão êxito, a despeito de seu talento!
TRANSIÇÃO
> Vejamos algumas lições sobre atitude que podem mudar as nossas vidas:
I.) A atitude difunde-se ao ser exposta
> Depois que Davi matou Golias, tornou-se comum matar gigantes em Israel.
> As más atitudes difundem-se mais rápido do que as boas
II.) Exemplos de atitudes desagradáveis
> Atitudes desagradáveis são capazes de causar muitos danos a quem as apresenta e a quem está ao redor:
– Incapacidade de admitir erros
– Incapacidade de perdoar
– Um pouquinho de ciúme
– A síndrome do eu
– Espírito crítico
– Desejo de receber todo crédito
> Ex. Rei Saul.
III.) Muitas vezes, a atitude é a única diferença entre sucesso e fracasso
> Ex. Rei Saul de novo. Ele tinha tudo para ter muito êxito, mas suas atitudes o levaram ao mais completo fracasso; os israelitas ao ouvirem o relatório dos 10 espias incrédulos. Ex. positivo: José!
> Atitude dos judeus hoje.
> A causa do sucesso ou do fracasso em qualquer empreendimento é mais uma conseqüência da atitude mental do que da mera habilidade intelectual.
> O ideal é que nossos filhos tenham QI (quociente intelectual ou de inteligência) e QA (quociente de atitude) altos. Todavia, entre um e outro, o QA é preferível ao QI.
IV.) A atitude no início de uma tarefa afetará o resultado mais do que qualquer outro fator
> Exemplo: Parábola dos talentos – comparar atitudes dos três homens que receberam talentos (Mt 25.16-18, 24-26).
> A maioria dos projetos fracassa ou é bem sucedido mesmo antes de começar!
> Ilustração dos vendedores de sapatos
V.) A atitude de uma pessoa não é automaticamente boa só porque ela é religiosa
> O irmão mais velho na Parábola do filho pródigo representa a pessoa religiosa.
> Quando o irmão mais novo voltou algumas atitudes erradas do irmão mais velho começaram a vir à tona: sentimento de presunção, de auto-piedade.
> O irmão mais velho era “religioso”, mas mesmo assim teve atitudes ruins!
CONCLUSÃO
> Imitemos a atitude do filho pródigo depois de haver caído em si. Tenhamos humildade e o quebrantamento necessários para reconhecer que precisamos mudar e a atitude para mudar!
Pr. Ronaldo Guedes Beserra