Textos: Ec 3.11; 8.17; Pv 25.2
Introdução
> Existem muitas coisas que gostaríamos de saber, mas que Deus não nos revelou.
> Por que Deus criou o ser humano, se Ele em sua onisciência já sabia que o homem se rebelaria contra Ele? Por que aparentemente Deus respeita tanto a liberdade do homem, a ponto de coisas terríveis acontecerem neste universo em que vivemos? Por que Deus permite que Satanás continue solto e ativo no planeta terra? Por que Deus permite o sofrimento? O que exatamente acontece após a morte (a Bíblia não revela todos os detalhes)? Por que os ímpios prosperam enquanto muitas pessoas tementes a Deus passam por tantas privações? Por que pessoas maldosas têm saúde, enquanto outras pessoas boas passam por enfermidades mortais?
> Estamos em pleno século XXI, mas muitas questões da existência humana permanecem sem respostas!
Transição
> Deus limitou o conhecimento do ser humano.
> A Bíblia nos mostra alguns motivos pelos quais o conhecimento humano foi limitado por Deus.
I.) Porque conhecimento excessivo pode ser perigoso – Gn 2.17
> Se Adão e Eva não tivessem caído na tentação de conhecer o que Deus lhes havia proibido conhecer, teriam vivido uma vida mais bem-aventurada, sem sofrimentos, sem as conseqüências de seu pecado!
II.) Porque aquilo que precisávamos conhecer Deus nos revelou, o que não precisávamos conhecer Ele não nos revelou – Dt 29.29
> Devemos encarar nossa falta de conhecimento com a humildade necessária à nossa condição de criatura.
> Ver “O Deus (in)visível” de P. Yancey, pág. 39, 4° parágrafo.
III.) Porque somos incapazes e debilitados para entender toda a verdade – Jo 13.7; 16.12
> Devemos aprender a confiar na Sabedoria e na Soberania de Deus – Ver discurso de Deus a Jó – Jó 38-41.
IV.) Porque o plano de Deus é revelar-se de forma gradual – Ef. 3.4,5; 1 Co 13.9-12
> Tanto a revelação da redenção em Cristo, como a revelação escrita desta redenção (a Bíblia), nos foram dadas de forma gradual. Da mesma maneira Deus também ainda não revelou tudo quando ao futuro, quanto ao estado eterno. A revelação total desta realidade última, nós só conheceremos “… quando vier o que é perfeito …”
> Ver abaixo uma comparação sobre a realidade atual e a realidade futura em 1 Co 13.9-12:
– Realidade atual: em parte conhecemos, em parte profetizamos; perspectiva correlata à de uma criança; vemos em espelho, de maneira obscura; conheço em parte.
– Realidade futura: o que é em parte será aniquilado; perspectiva correlata à de um adulto; veremos face a face; conhecerei como também sou conhecido.
V.) Porque devemos dar lugar à fé – 1 Jo 3.2
> “Deus dá o suficiente para o buscarmos e nunca o bastante para encontrá-lo completamente. Ir além disso seria inibir nossa liberdade, e ela é muito cara para Deus” (Ron Hansen, citado por P. Yancey no livro “O Deus (in)visível”.
Conclusão
> Relembrar texto de Rm 11.33-36
> Depois de tanto tentar compreende algumas coisas, Salomão chegou a uma conclusão que todos nós devemos chegar – ver Ec 12.12-14