Como Reagir a Situações Adversas

“No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33).

Como Jesus já havia nos prevenido, conforme escrito no texto acima, todos nós já passamos, estamos passando ou passaremos por aflições. Um problema de saúde pessoal ou de alguém próximo a nós, injustiças sofridas, decepções com pessoas, perseguições, desemprego, roubo, falência de um empreendimento, descapitalização financeira, a morte de um ente querido, enfim, uns com mais intensidade, outros com menos, mas todos, no decorrer de nossas vidas passaremos por momentos difíceis. A questão não é se vamos passar por momentos de adversidade, pois certamente iremos passar. A questão é como vamos reagir nesses momentos. Se vamos sair vitoriosos ou derrotados de determinada situação, dependerá da maneira como vamos reagir a ela. Penso que existem duas maneiras de se reagir a toda e qualquer situação adversa que se nos apresenta. Vejamos:
Podemos reagir negativamente, ou seja, nos entregando, reclamando, murmurando, se mantendo magoados, ressentidos, entristecidos, desanimados. Podemos ficar nos lamentando, manter um espírito de auto-piedade e auto-comiseração. Este tipo de comportamento provoca o afastamento das pessoas que nos cercam. Além do mais, ao agirmos assim, não prejudicaremos aos que nos prejudicaram. Só prejudicaremos a nós mesmos e àqueles que nos cercam!
Podemos reagir positivamente, ou seja, procurando perceber se Deus não esta usando tal situação para nos corrigir (Hb 12.4-11); procurando mudar em relação àquelas áreas nas quais Deus ministrou (Hb 12.12-13); procurando nos lembrar que Deus está no controle e que, portanto, Ele tem um propósito em tudo (Jr 29.11; Rm 8.28; 1 Ts 5.18); esquecendo o que passou, enterrando o passado, as mágoas, decepções, rancores, desejos de vingança, e seguir em frente (Fp 3.13-14).
Quando passamos por situações adversas, certamente existe o tempo de se lamentar, chorar, de “estar de luto”, mas este tempo tem de passar (Js 1.1,2; Ec 3.4). Não é o que os outros nos fazem que nos molesta ou prejudica, mas sim a nossa reação ao que nos fazem. Como temos reagido? Pense nisso e que Deus nos ajude!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra.

Anúncios

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Meditações e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Como Reagir a Situações Adversas

  1. michele critina Souza disse:

    Peço oração para uma pessoa muito necessitada….todos os dias….não pergunte porque, somente orem….em nome de Jesus! Ela se chama Mirele….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s