A Fé que Transpõe Obstáculos

Texto: Hebreus 11.29; Êxodo 14.1-31

Introdução
> Você já esteve diante de obstáculos aparentemente impossíveis de serem transpostos?

Transição
> Através de uma verdadeira fé podemos vencer os grandes obstáculos que surgem em nossa caminhada.
> O texto nos mostra algumas características da verdadeira / genuína fé com a qual podemos atravessar grandes desafios / obstáculos que surgem em nossa caminhada.

I.) A verdadeira fé confia no controle soberano de Deus – v. 1-10
> Foi o próprio Deus que os mandou retroceder – v. 2
> Deus, que sempre esteve no controle, demonstrou seu desejo de trazer ainda uma última manifestação de juízo sobre os egípcios e para tal Ele mesmo endureceria o coração de Faraó.
> Enquanto os egípcios estavam perseguindo os israelitas com todo o aparato militar, Deus continuava no controle! Deus não perdeu o controle de todos os acontecimentos em momento algum!
> Seja qual for a situação pela qual passarmos, Deus jamais perde o controle. Muitas situações são até mesmo forjadas por Ele devido a algum propósito específico que Ele tenha em mente.

II.) A verdadeira fé não se acomoda a uma zona de conforto medíocre – v. 11,12
> Primeiro que a fé verdadeira não se presta à murmuração.
> Como é difícil sair de nossa zona de conforto. Para eles era melhor terem ficado escravos a vida toda sem grandes desafios, sem grandes perigos, do que se tornarem livres e enfrentarem o preço da liberdade.
> Se ansiamos por sair das circunstâncias que nos “prendem”, temos que entender que os desafios virão, que teremos de enfrentar circunstâncias desafiadoras.
> Às vezes ficamos presos a uma zona de conforto na qual não saímos da mediocridade.
> Se você pretende sair da zona de conforto em que está, não imagine que tudo será um “mar de rosas”.
> Talvez alguns já saíram da zona de conforto em que estavam e estão vendo que os desafios estão aparecendo (um mar a ser atravessado em sua frente e inimigos perseguindo atrás). O que fazer? Seguir em frente enfrentando os inimigos, as dificuldades e as circunstâncias e solidificar a liberdade e conquistar a terra, ou ficar murmurando e voltar atrás para a zona de conforto medíocre da qual já saímos?

III.) A verdadeira fé não dá lugar ao medo e em silêncio aguarda o agir de Deus – v. 13,14
> Nossa tendência é ficarmos ansiosos, amedrontados, mas a Palavra do Senhor para nós é “Não temais”!
> O Senhor nos manda aquietar-se. Quanto mais falamos, quanto mais reclamamos ou murmuramos, mais a incredulidade se agiganta e a fé se apequena. Nos momentos de lutas, aquietar-se é de fundamental importância (ou seja, você não corre o risco de usar suas próprias palavras contra você mesmo) e demonstra fé e confiança em Deus. Ver Sl 46.10; Lm 3.26.
> Deus os estava levando àquela situação para que o “fantasma” dos israelitas (que eram os egípcios) fosse definitivamente tratado (v. 13b). Não seria bom enfrentar uma situação mesmo que difícil, para que aquilo que nos tem perseguido há anos fosse definitivamente resolvido?
> Você tem estado ansioso, com medo? Tem estado falando demais? Essas não são características da fé verdadeira!

IV.) A verdadeira fé nos leva à ação, à mobilização – v. 15,16
> A fé verdadeira sabe discernir o momento de orar e o momento de agir.
> O povo deveria marchar e Moisés deveria levantar o seu bordão, estender a mão sobre o mar e dividi-lo!
> Deus faria o milagre, mas não sem que o povo e Moisés tomassem as atitudes necessárias. Era como se Deus dissesse: “Enquanto vocês não se levantarem do lugar as coisas não vão acontecer. Vocês vão fazer as coisas acontecerem e Eu vou fazer o milagre!”
> Ex. Senador Magno Malta. Como igreja está agindo, levantando sua voz contra a injustiça da pedofilia.
> A oração precisa ser acompanhada da ação! A ação está subentendida na palavra oração: oração!
> A sua fé tem te levado a agir ou a ficar apenas de braços cruzados esperando as coisas acontecerem!

V.) A verdadeira fé espera e crê no sobrenatural de Deus – v. 19-30
> Veja tudo o que o texto diz que Deus fez. Acaso há algo demasiadamente difícil para Deus? Acaso há algo de que você precisa que Ele não tenha poder para realizar? Há algum inimigo a ser vencido? Algum mar a ser aberto? O Senhor é o Deus do sobrenatural!
> Notar os v. 26,27. Deus tem poder para fazer tudo independentemente do homem, mas escolheu agir em parceria com ele. Nada acontecia sem que Moisés fizesse o que se esperava que ele fizesse!

VI.) A verdadeira fé entende que as crises surgem para que aumentem e cresçam o nosso temor ao Senhor e a nossa confiança nEle – v. 31
> Crises, ou seja, problemas, circunstâncias difíceis, desafios, etc.
> O momento da crise em si não é nada agradável, mas depois de vencermos a crise e testemunharmos a ação de Deus, nosso temor e confiança no Senhor crescem!
> Uma palavra para os líderes: Depois desta crise, o povo passou a confiar também em Moisés. Quando passamos por um momento de crise em nossa liderança, se nos mantivermos dentro da vontade do Senhor, o Senhor usará esta crise para nos honrar diante de nossos liderados, para confirmar nossa liderança e para desenvolver a confiança de nossos liderados para conosco!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra

Você tem sido abençoado pelas postagens deste blog? Se a sua resposta for sim, peço que considere a possibilidade de igualmente nos abençoar, adquirindo um exemplar do livro “Abraão: uma jornada de fé”.

Para ter mais informações sobre o livro, acesse

https://cristianismototal.wordpress.com/2016/09/02/abraao-uma-jornada-de-fe-adquira-ja-o-seu-exemplar/

Ou veja o vídeo de apresentação:

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Série sobre Fé, Esboços de Sermões - Sermões Expositivos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para A Fé que Transpõe Obstáculos

  1. Pastora Ana Lucia Manduca disse:

    Que mensagem abençoada, e quantas pessoas ainda estão esperando Deus agir, e ficam de braços cruzados esperando a benção chegar. Mas a Palavra do Senhor hoje é: não temas, aquietai-vos e marchem. Saia dessa situação, levante-se e busque a Jesus, pois só Ele pode dar a vitória que você espera!!! Que Deus abençoe a todos. Um abraço: Pastora Ana Lucia Manduca.

  2. Leonardo disse:

    A verdadeira fé confia no controle soberano de Deus!!! Amémmmmmm.

Deixe um comentário