As estações do ano e as estações da vida

Primavera, verão, outono e inverno. Creio que as estações do ano podem se aplicar a fases de nossas vidas e de um modo geral a toda a nossa existência. Se não, vejamos.
O significado da palavra outono é “tempo de ocaso”. Entre outras coisas, ocaso significa “pôr do sol, poente, decadência, declínio, ruína, fim, final, termo, morte”. O outono é caracterizado por um abaixamento das temperaturas médias e pelo amarelar e queda das folhas das árvores. Há fases em nossas vidas que se parecem com o outono. As expectativas que tínhamos começam a murchar, os sonhos parecem declinar como o pôr do sol, nossos projetos parecem amarelar e cair por terra, a decepção e a frustração aparecem. Os outonos das nossas vidas não são muito agradáveis, mas são reais.
Já o inverno significa “tempo de hibernar”. Hibernar, para alguns animais, é passar o inverno em sua toca ou caverna, numa espécie de sono, em que há entorpecimento total ou parcial. No inverno, temos a época mais fria do ano, marcada pela neve (em algumas regiões) e ausência de fertilidade. Assim como em nosso planeta, também em nossas vidas, enfrentamos os invernos. Aqueles períodos em que ficamos inertes diante das situações adversas, fechados dentro de nós mesmos e às vezes literalmente fechados até mesmo dentro de nossas casas e quartos, não conseguindo sentir o calor das pessoas, da motivação e do entusiasmo, não conseguindo frutificar em praticamente nenhum sentido.
Não nos desesperemos, no entanto, pois após o inverno, vem a primavera. O termo primavera significa “princípio da boa estação”. A primavera é tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. É a estação das flores. Também em nossa existência, a primavera é tempo de reflorescimento, é tempo de florescer. É tempo de sairmos de nossas prisões interiores, tempo de acordarmos do sono do período de hibernação, tempo de voltar a sonhar, de ver o colorido da vida, de fazer planos, de sair da clausura, de amar, de viver.
E logo após a primavera, vem o verão. O verão significa “tempo de frutificação”. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas, os dias são longos e as noites pequenas. Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias. Em nossas vidas também, após o florescimento da primavera, vem o verão, onde nossos sonhos começam a frutificar e passamos a colher o que plantamos. No verão de nossa existência as temperaturas de felicidade permanecem elevadas, os dias de alegria são longos e as noites de tribulação são bem pequenas. Assim como no calendário anual o verão é o período reservado às férias, em nossa existência, o verão é tempo de desfrutarmos do descanso e tranqüilidade dos frutos colhidos.
Creio que desde o nosso nascimento até a nossa morte, assim como a natureza, passamos várias vezes por esses ciclos das estações. Passamos por vários outonos, invernos, primaveras e verões. Saibamos viver com sabedoria em cada uma dessas fases!
Gostaria, todavia, de terminar esta reflexão com um pensamento sobre toda a nossa existência. Penso que nosso nascimento, infância e adolescência são uma espécie de primavera, ou seja, o princípio da boa estação, o princípio da vida. Nesta fase o ser humano vai crescendo, florescendo, amadurecendo, fazendo descobertas e desabrochando para a vida. Na primavera da vida, nossos corpos estão exuberantes, nossa pele linda, nossa feição bela e jovial. Depois, segue-se o verão da vida, ou seja, aquele tempo em que frutificamos. Frutificamos biologicamente, gerando filhos; profissionalmente, nos dedicando a uma profissão; financeiramente, adquirindo bens; espiritualmente (que assim seja), frutificando em nossa relação com Deus. No verão da vida temos vigor físico, temos energia e disposição, afinal, as temperaturas de nossos sonhos estão elevadas e os dias para trabalho e lazer são longos. Todavia a primavera e o verão não duram para sempre e chegamos à alta maturidade, quando o período de outono da vida entra em vigor. Neste período já não temos mais a mesma saúde nem a mesma disposição de outrora. É o tempo de ocaso, de declínio. Nesta fase, embora muitas vezes não queiram aceitar, os homens e mulheres sabem que estão se aproximando da morte. As folhas da saúde e da energia já começam a amarelar e cair, e a temperatura da existência começa a baixar. Então, inevitavelmente chega o inverno. O tempo de hibernar, o tempo das sombras, o tempo da morte. O inverno pode demorar a chegar, mas um dia ele chega para todos. E então nossos corpos outrora jovens, cheios de beleza e energia, agora jazem em uma tumba fria, gelada e sem vida. Nessa estação não há trabalho nem fertilidade, mas inatividade e “sono”, e nunca é demais lembrarmos que cada um de nós teremos de enfrentá-la. Todavia, para aqueles que crêem em Cristo, o inverno não é a última estação da existência. Logo após o inverno vem a primavera e o verão. Ainda que nossos corpos fiquem a hibernar durante o inverno de nossa morte, um dia veremos o sol da primavera da ressurreição raiar e ressurgiremos em novidade de vida como o nosso Cristo nos prometeu. Logo após a primavera da ressurreição, aqueles que crêem em Cristo experimentarão a última estação de nossa existência. O interminável verão da vida eterna com o Senhor. Neste eterno verão haveremos de frutificar por toda a eternidade. Os tempos frios da dor e dos sofrimentos já não existirão e as temperaturas da alegria e da bem aventurança continuarão elevadas para todo o sempre. Esse verão interminável será o nosso período de férias eterno, quando então teremos descanso de todo o nosso trabalho. Você quer viver este verão eterno? Conheça a Cristo e sua presença estará garantida! Que Deus nos ajude a passarmos por cada estação de nossa existência!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra

About these ads

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Meditações e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para As estações do ano e as estações da vida

  1. Videira disse:

    Excelente mensagem! O fantástico é que a última estação sobre a nossa existência não triunfará, porque o verão eterno nos aguarda. Essa esperança é que nos dá alento para continuarmos a lutar, sabendo que o melhor da nossa vida ainda está por vir.
    pr Videira.

  2. Bianca Medeiros disse:

    Que Deus seja nossa força para atravessar os periodos de outono e inverno, e nosso motivo de alegria no verão e primavera!
    Adorei o blog e a reflexão pastor; a comparação de nossas vidas e as estações serve direitinho mesmo!
    Deus abençõe; saudades de todos! :)

  3. ROSA REGINA KLEEWEIN disse:

    BELA VISÃO DE NOSSA EXISTÊNCIA….PENSANDO ASSIM….QUE VENHA SEMPRE AS QUATRO ESTAÇÕES….E POR FIM O NOSSO VERÃO…PRA SEMPRE COM O NOSSO JESUS E SALVADOR
    QUE DEUS NOS DÊ UMA EXCELENTE TARDE !!!!!!!

  4. Fernanda Malaquias Maia disse:

    Olá Pr. Ronaldo,
    Adorei a mensagem; que possamos ficar firme no caminho do Senhor e aguardar o cumprimento dessas estações em nossas vidas, para podermos desfrutar do eterno verão com Deus.
    Bjão

  5. Adriana Pellegrino disse:

    Como sempre uma mensagem abençoada e que nos faz pensar em muitas coisas. Abraços a todos.

  6. Ibrahim Chediak disse:

    Pr. Ronaldo, não havia observado nesse contexto como realmente as estações do ano se parecem com nossa vida natural e espiritual, e todas as estações refletem muito em nós, sabemos que passaremos por todas as estações para um crescimento, mas temos a certeza e convicção de que queremos viver a melhor estação com CRISTO. Obrigada por esta revelação esplendida.

  7. Regina disse:

    Gostei muito da mensagem e gostaria de pregar para igreja sobre a mesma, só queria algumas passagens da Bíblia que encaixasse com a mensagem para montar um sermão. Se souber alguma por favor enviar no meu e-mail. Obrigado!
    Que Deus seja louvado!!!

  8. celia disse:

    Querido pastor, fiquei muito feliz com esta mensagem, pois estava procurando uma inspiração para o meu sermão do culto da primavera, pensei mesmo no ciclo das estações e seu significado.
    Sua mensagem me ajudará naquilo que o Espirito Santo me orientou.
    Um grande abraço e a Paz do Senhor!

    Célia, Bauru.

  9. Eder Leal disse:

    Obrigado pastor por esta mensagem, pois falou muito comigo. Eu estava estacionado no inverno, agora já estou caminhando para a primavera e depois seguirei com JESUS para a colheita. Mais uma vez obrigado, eu precisava muito dessa palavra.
    Paz e graça, fica com DEUS.
    Eder Leal

  10. lucilene leffler disse:

    Gostei muito da mensagem mas gostaria de aproveitar para passar para a minha igreja, só que eu gostaria de receber uma referência bíblica para esse sermão. Por favor, se puder me enviar por e-mail, ficarei grata. Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s