Aprendendo com Alguns Pais da Bíblia

Chegamos ao mês de Agosto, e como é costume neste mês, comemoramos o Dia dos Pais. É um momento especial onde nos reunimos como família para almoçar juntos e presentear os pais. Todavia, gostaria de deixar esta mensagem aos pais no sentido de que pudéssemos refletir sobre o que Deus espera de nós como pais. Pensei em alguns pais cujas histórias estão relatadas na Bíblia, histórias das quais podemos tirar lições para nossa responsabilidade paterna atual.
Quero começar com Abraão. Certamente Abraão foi uma influência muito positiva na vida de seu filho Isaque. Ensinou-o a temer a Deus e também lhe ensinou preciosas lições sobre a fé. Todavia, uma coisa que me chama muito a atenção em relação à vida de Abraão e que terminou sendo uma influência negativa da vida de seu filho, foi o fato de por duas vezes Abraão ter mentido, dizendo ser Sara sua irmã, quando na verdade era sua esposa (Gn 12.10-20; 20.1-18). Embora possivelmente Isaque ainda não fosse nascido quando Abraão mentiu quanto à sua esposa Sara, esta atitude de Abraão foi uma influência negativa da vida de seu filho. Isaque deve ter ficado sabendo deste comportamento de seu pai, pois anos depois, submetido a uma situação de pressão, Isaque imitou seu pai cometendo o mesmo erro, ou seja, mentindo sobre o fato de Rebeca ser sua esposa (Gn 26.6-11). Através deste exemplo podemos ver como os filhos imitam os pais em suas ações, tanto positivas como negativas.
Outro pai interessante foi o patriarca Jacó. Teve doze filhos, e seu erro, que lhe custou muita dor, foi o fato de dar preferência a um de seus filhos, no caso José, em detrimento dos outros. Por causa desta preferência de Jacó em relação a José, os irmãos de José, tomados de ciúmes, o venderam como escravo ao Egito, e simularam sua morte para o pai Jacó que por muitos anos sofreu a perda do filho, achando que este estivesse morto (Gn 37.2-35). Esta história é uma lição para nós hoje. Nós pais, devemos evitar a parcialidade paterna, ou seja, devemos amar a cada um de nossos filhos da mesma maneira, evitando dar preferência para um em detrimento de outro, sob pena de sofrermos muitas dores no futuro.
O exemplo de Josué como pai, é o exemplo do líder do lar que está decidido a levar sua família a servir ao Senhor. Em seu discurso buscando levar o povo a renovar sua Aliança com Deus, Josué disse: “… escolhei hoje, a quem sirvais … Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). Infelizmente, temos visto hoje muitos pais que não estão nem um pouco interessados em conduzirem suas famílias de forma firme no sentido de servirem ao Senhor. Esta atitude certamente trará tristes resultados no futuro. Como precisamos de homens com a atitude de Josué em nossos dias!
Samuel, também nos traz uma história a ser considerada. Quando criança, Samuel foi usado por Deus para repreender o sacerdote Eli quanto à maneira errada que ele criara seus filhos e quanto ao fato de como Eli era negligente em relação aos pecados de seus filhos (1 Sm 3.1-18). Todavia, embora Samuel tenha sido um grande profeta, sacerdote e juiz em Israel, Samuel caiu no mesmo erro que o Senhor lhe tinha usado para repreender o sacerdote Eli, ou seja, falha na criação de seus filhos (veja 1 Sm 8.1-3). Que como pais, tomemos este exemplo e não venhamos a falhar na criação de nossos filhos para evitarmos dores futuras. Devemos criar nossos filhos na disciplina e admoestação do Senhor (Ef 6.4).
Permita-me agora falar sobre Jó, um pai exemplar, um pai sacerdote. Jó é o exemplo de um pai intercessor, que sempre se preocupava com o bem estar espiritual de seus filhos diante de Deus, um pai que orava e clamava por seus filhos. O texto bíblico nos diz: “… chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles … Assim o fazia Jó continuamente” (Jó 1.5). Que à semelhança de Jó, nós como pais possamos ser intercessores de nossos filhos e verdadeiros sacerdotes de nossos lares!
Quero encerrar esta reflexão, lembrando de um pai que representa o próprio Deus, que deve ser nossa inspiração máxima com pai. O pai do filho pródigo, da memorável parábola contada por Jesus, é o exemplo de um pai amoroso, gracioso e perdoador (Lc 15.11-24). Apesar de seu filho tê-lo desprezado, pedindo sua parte na herança antes de seu falecimento, e tê-lo abandonado, gastando todo o seu dinheiro de forma dissoluta, o pai esteve de braços abertos para recebê-lo de volta e perdoá-lo quando o filho voltou arrependido. Esta história ilustra o amor de Deus para conosco, que está sempre pronto a nos receber de volta, mesmo depois de nossos desvios. Que como pais, procuremos imitar o pai do filho pródigo, ou seja, imitar o próprio Deus: que sempre estejamos de braços abertos para acolher nossos filhos e ampará-los em seus momentos de necessidade, de vergonha, de dor e até mesmo de desvio. Que o Senhor Deus nos ajude a sermos pais segundo o seu coração. Feliz Dia dos Pais e que Deus nos abençoe!

Pr. Ronaldo Guedes Beserra.

About these ads

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Meditações e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Aprendendo com Alguns Pais da Bíblia

  1. Aécio disse:

    Boa, pastor… Muito boa!

    Comi sua reflexão como quem se delicia num belo prato de comida no auge da fome!
    Seu blog é parada obrigatória pra mim!

    Um abraço!

  2. Mario Augusto disse:

    Paz Pr. Ronaldo,
    Sua meditação é muito edificante. É um grande desafio ser um bom pai nos dias de hoje. Os exemplos que o irmão colocou foram muito bons.
    Deus vos abençoe.

  3. Mario Augusto disse:

    Paz Pr. Ronaldo.
    Seu post é muito edificante!! Gostei muito.
    Nos dias de hoje é um grande desafio ser um pai que segue os princípios bíblicos, é desafiador mas não impossível!!!!
    Obrigado pela sua reflexão!

    Grande abraço.

  4. Pingback: ESPECIAL DIA DOS PAIS DA PIEC – 01 « Blog do Ministério de Jovens da Piec

  5. lindaci paranhos disse:

    Amei sua reflexão; mesmo sendo mulher aprendi muito com o Senhor. DEUS te abençõe.

  6. Aline Teixeira disse:

    Oi, bom dia.
    Descrevo sua reflexão apenas com uma palavra: EXCELENTE!
    Deus te abençoe muito e te inspire cada vez mais a edificar outras vidas.

  7. Luciano Nascimento disse:

    Pr Ronaldo, Deus o abençoe. Permita-me usar sua mensagem na festa de comemoração ao dia dos pais em nossa escola. Que Deus possa usá-la para sua glória.
    Em Cristo,
    Luciano Nascimento
    (Acaraú-CE)

  8. Olá Pastor Ronaldo. Paz te seja multiplicada!
    Também sou pastor, e, pesquisando sobre pais segundo Deus encontrei sua ministração de muita importância para minha pesquisa.
    Chuva de bênçãos sobre seu ministério e igreja.
    Pr. Eduardo Santos – Paramaribo/Suriname.

  9. Andrea Assis. disse:

    Simplesmente tremendo!!! Estava pesquisando aqui a respeito do assunto e me deparei com essa verdadeira mensagem de Deus e não resisti. Vou levar como estudo para os pais e futuros papais também de minha Igreja, pois é importante prepará-los para essa missão tão importante na formação de uma sociedade sarada e capaz de enfrentar os percalços desse mundo onde os valores estão tão corrompidos.
    Deus continue te inspirando pasto para nos presentear e abençoar com mensagens tremendas e edificantes como esta!!!!!

  10. Jussério Assis da Silva disse:

    Que Palavra, refleti muito e até passei à congregação da minha Igreja. Uma benção!

  11. José Geraldo Mendonça disse:

    Ministrei hoje esta palavra à nossa congregação e foi de muitíssimo agrado de Deus, pois todos a receberam de bom grado. Claro que fiz menção do autor desta inspiração, mas toda honra e glória sejam rendidas ao Rei dos Reis. Um abração Pr. Ronaldo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s