Jesus, o Supremo e Bom Pastor

Texto: Salmo 23.1-6

Introdução
> Vivemos em uma sociedade que pensa em termos de “Custo e Benefício”. Quanto vai custar determinado produto e que benefícios irá me trazer? Vale a pena o investimento? Ex. Compra de um carro, uma casa, um computador, etc.
> E quanto a servir a Deus, a sermos ovelhas do seu rebanho? Qual é o custo? Quais os benefícios que tal decisão nos traz? Vamos falar sobre isso, todavia antes precisamos fazer algumas considerações (que estão logo abaixo).
> Uma das figuras mais interessante e que melhor expressam o relacionamento de Deus com o seu povo é a figura do pastor e suas ovelhas.
> Davi que foi pastor de ovelhas e cuidou muito bem de suas ovelhas, ao escrever este salmo se imagina como uma ovelha, com o Senhor como seu pastor.
> A Bíblia declara que Jesus é o Bom Pastor e nós somos suas ovelhas (Jo 10.11,14).

Transição
> Não há nada melhor do que sermos ovelhas de Jesus, o Bom Pastor.
> O texto nos mostra alguns Benefícios de sermos ovelhas de Jesus, de pertencermos ao seu aprisco.

I.) Cuidado Divino e Pessoal – v. 1 a
> Cuidado Divino – “O SENHOR …” (v.1).
- Nosso pastor é o Senhor. Nosso pastor não é um homem cheio de falhas e limitações. Nosso pastor é o próprio Deus. Homens podem te decepcionar, deixar de cuidar de você a contento, pois são falhos. O Senhor jamais deixará de cuidar de você. Ele nunca o decepcionará!
> Cuidado Pessoal – “… meu pastor …” (v.1).
- Ele é o pastor de todos nós coletivamente, mas também é o meu pastor individualmente. Ele nos olha não como uma multidão de pessoas ou de ovelhas, mas como pessoas e ovelhas em particular (Lc 15.3-7). Ele conhece cada ovelha pelo seu próprio nome (Jo 10.2,3).

II.) Provisão Completa – v. 1 b
> O texto não está dizendo que seremos ricos ou milionários, mas está dizendo que nada nos faltará. Talvez não sobre, mas nada nos faltará.
> Mt 6.33 diz: “… buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Que coisas? Pelo contexto de Mt 6 é comida, vestuário (incluindo a idéia de moradia), etc, ou seja, as coisas básicas.
> A Bíblia não nos promete riquezas, pelo contrário até nos incentiva a vivermos uma vida mais simples (a exemplo de Jesus), todavia se nos submetermos ao Senhorio de Cristo como nosso pastor, Ele não deixará que nos falte nada e pode até nos dar bênçãos materiais em acréscimo (Sl 81.13,16; Is 1.19).

III.) Repouso, Descanso e Refrigério Interior – v. 2, 3 a
> Estes versos passam um quadro de paz, tranqüilidade, quietude.
> Ele Refrigera a nossa alma. Se é assim, por que muitos de nós vivemos agitados, cansados, preocupados, inquietos?
- Ou não são ovelhas de Cristo, não pertencem ao seu rebanho;
- Ou estão se enfadando desnecessariamente, não estão se entregando, confiando e descansando no Senhor.
> Imagine se aquelas ovelhas naqueles pastos verdes e naquelas águas tranqüilas estavam preocupadas com alguma coisa? Não, pois elas confiavam no pastor que delas estava cuidando!
> Promessas de paz ao povo de Deus, às ovelhas de seu rebanho: Sl 29.11; 119.165; Is 26.3; Jo 14.27; 16.33.
> Se você está agitado, cansado, preocupado, entre no aprisco do Bom Pastor e permita que Ele lhe traga repouso, descanso e refrigério (Mt 11.28-30)!

IV.) Direção Constante – v. 3 b
> Ele nos guia pelas veredas da justiça. Ele nos guia “… por amor do seu nome …”, ou seja, Ele nos guia porque não quer que como seus filhos desonremos o seu nome. É vergonhoso para um pai quando um filho desonra o nome da família.
> O Bom Pastor nos dirige pela sua Palavra (Sl 119.105), e pelo Seu Espírito (Jo 14.26).
> Às vezes, as ovelhas se perdiam, pois se desgarravam por caminhos nos quais o Pastor não as estava guiando. Hoje também muitas ovelhas se perdem por se desviar dos caminhos aos quais o Bom Pastor nos guia!
> Devemos ansiar pela direção de Deus e por andar nos Seus caminhos: Sl 25.4,5,8-10,12.

V.) Proteção Total – v. 4 a
> Proteção através de sua Presença – “… porque tu estás comigo …”
- Porque o Bom Pastor está conosco, não precisamos temer ainda que passemos pelo vale da sombra da morte. Já que sua presença está sempre conosco, podemos nos sentir protegidos!
- O fato de Ele estar conosco não significa que não passaremos por momentos difíceis, mas significa que mesmo nos momentos difíceis Ele estará conosco! Veja Is 43.2; Mt 28.20b.
> Proteção através de sua Vara:
- O pastor protege suas ovelhas com sua vara, usada para enfrentar e afugentar animais ferozes (lobos, ursos e leões). O Bom Pastor, com sua vara, nos protege de nosso inimigo.
> Proteção através de seu Cajado:
- O pastor orienta as ovelhas que se desviam com seu cajado.
- Através de seu cajado, o Bom Pastor Jesus nos protege de nos desviarmos. Cajado aqui fala da correção e disciplina do Senhor. Muitas vezes é necessário o Bom Pastor nos corrigir, nos disciplinar para nos proteger de nos desviarmos por nossos próprios caminhos.
- É melhor a ovelha tomar uma “cajadada”, ficar mancando, mas permanecer perto do pastor, do que não ser corrigida e terminar se desviando dos caminhos do Pastor!
> A proteção de Deus sobre nós nos traz consolo! È um verdadeiro consolo saber que Deus está sempre nos protegendo através de sua vara e de seu cajado!

VI.) Honra Diante dos Adversários – v. 5
> “… unges-me a cabeça com óleo …” – Ungir o hóspede durante um banquete era uma prova de cortesia, sinal de honra – Ex. Jesus em Mc 14.3 quando foi ungido por Maria em Betânia.
> “… o meu cálice transborda …” – cálice mais cheio que o dos demais. Ex. José mandou servir Benjamim cinco vezes mais do que a seus irmãos – Gn 43.34.
> Se estivermos trilhando as “veredas da justiça” (v.3), de alguma forma, em algum momento, Deus preparará uma situação (uma mesa) para nos honrar diante de nossos adversários. Todavia, não devemos agir (buscar nos vingar), devemos deixar Deus agir (Rm 12.19).

VII.) Bênçãos no Tempo e na Eternidade – v. 6
> Bênçãos no tempo:
- A Bondade e a Misericórdia de Deus certamente nos acompanharão todos os dias das nossas vidas, enquanto vivermos nessa terra, nessa dimensão de tempo e espaço.
> Bênçãos na eternidade:
- Habitaremos na Casa do Senhor, na presença do Senhor, para todo o sempre, ou seja, por toda a eternidade!
- A promessa de viver toda a eternidade na presença de Deus é apenas para aqueles que tem Jesus como seu Pastor, que estão no aprisco das ovelhas. Aqueles que não tem Jesus como seu Pastor passarão toda a eternidade longe da presença de Deus!

Conclusão
> Você já é ovelha do Bom Pastor Jesus?
> Se sua resposta for sim, então você pode usufruir todos os benefícios descritos nesta mensagem.
> Se sua resposta for não, hoje você pode se tornar ovelha de Jesus através de uma entrega pessoal de sua vida a Ele e passar a usufruir também de todos os maravilhosos benefícios descritos nesta palavra.

Pr. Ronaldo Guedes Beserra

About these ads

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Sermões Expositivos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s