De que maneiras Deus fala conosco?

Texto: Hebreus 1.1-2

Introdução:
> Você já ouviu alguém dizendo que Deus falou consigo? Deus realmente fala com as pessoas? Isso não é presunção? Deus já falou com alguém alguma vez? Deus já falou com você? Deus fala ainda hoje?

Transição
> Deus fala conosco hoje.
> A Bíblia nos ensina algumas formas através das quais Deus fala conosco hoje.

I.) Sonhos
> Isso não quer dizer que todos os sonhos sejam necessariamente vindos da parte de Deus, mas Deus pode falar através de sonhos.
> Ex.: Deus falou em sonhos com Jacó (Gn 28.10-17), com José (Gn 37.5-11), com Faraó (Gn 41.1-7), com Nabucodonosor (Dn 2.1; 4.5), com José marido de Maria, mãe de Jesus (Mt 1.20-24; 2.19-22), com os magos que visitaram Jesus (Mt 2.12), etc.

II.) Circunstâncias
> Muitas vezes podemos achar que Deus está em silêncio. Todavia, muitas vezes Ele pode estar falando através das circunstâncias. Precisamos aprender a discernir!
> Portas fechadas, sucessão de desencontros, às vezes até mesmo uma enfermidade, um “revés”.
> Ex. Compra de um imóvel, carro, aluguel de um imóvel, relacionamento amoroso, fechar um negócio no ramo comercial, etc.
> Temos que discernir até que ponto devemos ser perseverantes e a partir de que ponto estamos “forçando a barra” em algo que Deus está mostrando claramente que é contrário à sua vontade!

III.) Conselho de um Irmão Sábio e Experiente
> Em muitas situações, Deus pode falar conosco através de um irmão: (1) Quando tomamos a iniciativa de buscar, procurar conselho em situações nas quais estamos necessitando; ou (2) quando o irmão toma a iniciativa de nos procurar e falar aquilo que Deus tem colocado em seu coração (Neste caso temos que ter o discernimento de procurar saber quem está falando e ponderar diante de Deus sobre o que nos foi dito).
> Vejamos o que a Bíblia diz: Pv 11.14; 12.15; 13.10; 15.22.
> Exemplos bíblicos: Conselho que Jetro deu a Moisés – Ex 18.13-27; Conselho que Gamaliel deu ao Sinédrio – At 5.33-39; Roboão ouviu um bom e um mau conselho e preferiu dar ouvidos ao mau conselho – 1 Rs 12.6-16.

IV.) Palavra Profética
> Deus pode usar um profeta seu para transmitir a nós uma mensagem – 1 Co 14.3
> Em função de haver muita criancice, muita meninice entre o próprio povo de Deus, é necessário haver muito discernimento espiritual para se saber se a mensagem realmente veio de Deus ou se procedeu da carne, da emoção ou até mesmo de Satanás.
> Conforme 1 Co 14.3, precisamos discernir se a profecia está cumprindo os propósitos para os quais é enviada: edificar, exortar e consolar.

V.) Ministração Interior do Espírito Santo
> Somos templo, santuário, habitação, morada do Espírito Santo – 1 Co 3.16; 6.19.
> O Espírito Santo ministra ao nosso interior a vontade de Deus – Jo 14.26; Cl 3.15
> Exemplos Atos dos Apóstolos – At 16.6-10. Existem muitos exemplos no livro de Atos da direção do Espírito para os discípulos. Para termos tal direção é imprescindível desenvolvermos intimidade com o Espírito Santo para sabermos discernir sua direção e vontade!

VI.) Palavra Revelada
> Cristo é a Palavra de Deus. Deus nos fala através de Cristo, de seu exemplo, de suas palavras, atitudes, valores, opções, escolhas, etc. Quando estamos em dúvida, devemos nos perguntar: O que Cristo faria em meu lugar? Hb 1.1-2
> Sl 119.105; Tg 1.25; Js 1.8
> Esta é a forma mais eficaz e confiável de ouvir a voz de Deus. Podemos nos enganar em relação a outras formas de Deus falar, mas não quando o ouvimos pela sua Palavra!
> Daí a importância de se ler, meditar, estudar e ouvir a Palavra. Daí a importância de se dar tempo à Palavra através de hábitos devocionais.

Pr. Ronaldo Guedes Beserra

About these ads

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.
Esse post foi publicado em Esboços de Sermões - Sermões Temáticos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s